Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Estados Unidos prorrogam emergência nacional sobre Brasil por um ano

Texto cita ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Os EUA prorrogaram a emergência nacional em relação ao Brasil por mais um ano, conforme exigência da lei americana.
  • A declaração de emergência foi originalmente estabelecida em 30 de julho de 2025 e não cria novas sanções.
  • O documento assinado por Donald Trump cita ameaças à segurança nacional, política externa e economia dos EUA, responsabilizando o governo brasileiro.
  • Os EUA aplicaram uma nova sobretaxa de 12,5% sobre produtos brasileiros, além da já existente de 25%, devido a questões de direitos humanos e trabalho forçado.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Documento foi assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Divulgação/White House - Arquivo

Os Estados Unidos prorrogaram por mais um ano a emergência nacional em relação ao Brasil, mantendo em vigor a declaração originalmente estabelecida em 30 de julho de 2025. O aviso foi publicado nesta terça-feira (28).

A medida, no entanto, não tem relação com o tarifaço e não cria novas sanções. Trata-se de uma exigência da lei norte-americana, que determina a renovação anual das declarações de emergência para evitar expiração automática.


Segundo o documento assinado pelo presidente Donald Trump, permanecem válidas as razões que embasaram a declaração de emergência. O texto fala em ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos, e cita o governo do Brasil como responsável.

Leia Mais

De acordo com as justificativas dadas pela Casa Branca, as práticas brasileiras infringem os direitos de livre expressão de cidadãos norte-americanos, violam os direitos humanos e prejudicam o interesse dos Estados Unidos em proteger seus cidadãos e empresas.


O documento ainda fala em censura, intimidação por motivação política e abusos de direitos humanos, e classifica como perseguição política as sanções contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, sua família e seus seguidores.

Tarifaço

Os Estados Unidos anunciaram na última quinta-feira (23) a aplicação de uma nova sobretaxa de 12,5% sobre produtos brasileiros, sob a alegação de que o Brasil não adota mecanismos eficazes para impedir a importação de mercadorias produzidas com trabalho forçado.


A tarifa se soma à sobretaxa de 25% sobre produtos brasileiros, em vigor desde o último dia 22. Com isso, parte das exportações do Brasil para o mercado estadunidense poderá enfrentar tributação de até 37,5%.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.