Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-chefe da Casa Civil de Ibaneis é o novo advogado de Anderson Torres

Ex-ministro da Justiça está preso desde 14 de janeiro; no começo deste mês, o ministro Alexandre de Moraes manteve a prisão

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Eumar Roberto Novacki, novo advogado de Anderson Torres, em foto de arquivo
Eumar Roberto Novacki, novo advogado de Anderson Torres, em foto de arquivo Eumar Roberto Novacki, novo advogado de Anderson Torres, em foto de arquivo

O ex-secretário-chefe da Casa Civil do governador Ibaneis Rocha (MDB) Eumar Roberto Novacki é o novo advogado de Anderson Torres no inquérito do Supremo Tribunal Federal que investiga suposta omissão de autoridades nos atos extremistas de 8 de janeiro. O nome foi divulgado nesta quinta-feira (30).

Novacki assume a defesa do ex-secretário após Torres se desvincular de Rodrigo Roca por receio da associação do advogado com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que voltou nesta quinta ao país depois de três meses nos Estados Unidos.

"Anderson Gustavo Torres, por seus advogados, vem requerer a Vossa Excelência a juntada do substabelecimento anexo, para que surta seus efeitos legais. Pugna, ainda, pela retificação nos registros informatizados dessa Corte, a fim de que as futuras comunicações dos atos processuais passem a ser realizadas exclusivamente na pessoa do seu novo patrono", disse a defesa de Torres em comunicado.

Novacki foi secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo do ex-presidente Michel Temer. Em 2018, foi escolhido pelo governador Ibaneis Rocha para comandar a Casa Civil do Distrito Federal, a partir de 1º de janeiro de 2019.

Publicidade

Em 1º de março, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a prisão do ex-secretário. O ministro seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo o órgão, não houve nenhuma modificação da situação desde a decisão que determinou a prisão preventiva.

Prisão

Torres tem permissão, desde o início deste mês, para estudar e trabalhar mesmo estando preso. O ex-secretário está detido de forma provisória por suspeita de omissão em relação aos atos extremistas ocorridos em 8 de janeiro deste ano, em Brasília.

Torres foi preso em 14 de janeiro e, desde então, está recluso no Batalhão de Aviação Operacional (Bavop), que fica no mesmo terreno do 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, na região administrativa do Guará. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.