Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-ministra de Bolsonaro pede desfiliação do PL após ir à posse de Lula

Deputada federal Flávia Arruda abraçou o petista durante evento no Congresso; ela foi candidata derrotada ao Senado pelo DF

Brasília|Ana Isabel Mansur e Camila Costa, do R7, em Brasília

Deputada federal Flávia Arruda foi candidata ao Senado pelo DF em 2022
Deputada federal Flávia Arruda foi candidata ao Senado pelo DF em 2022 Deputada federal Flávia Arruda foi candidata ao Senado pelo DF em 2022

A ex-ministra da Secretaria de Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Flávia Arruda pediu desfiliação do PL na tarde desta segunda-feira (2). A saída do partido foi motivada após ela, que presidia o partido no Distrito Federal, ter comparecido à posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º), e o cumprimentado.

O marido de Flávia Arruda, o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, também pediu desfiliação do partido. Os dois estiveram com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, na tarde desta segunda (2).

A deputada Flávia Arruda abraça o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de posse
A deputada Flávia Arruda abraça o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de posse A deputada Flávia Arruda abraça o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de posse

Durante a sessão solene no Congresso Nacional, Flávia Arruda abraçou Lula e conversou rapidamente com ele. Ela é deputada federal até a primeira semana de fevereiro, quando a nova legislatura da Câmara dos Deputados assume.

Há duas semanas, Flávia Arruda votou a favor da proposta de emenda à Constituição (PEC) do estouro, que abriu espaço no Orçamento de 2023 para bancar promessas feitas por Lula durante a campanha. A medida ainda fura o teto de gastos, regra que condiciona o crescimento das despesas da União à inflação do ano anterior.

Publicidade

Nas eleições de 2022, a parlamentar foi candidata ao Senado, mas perdeu a disputa para Damares Alves (Republicanos), outra ex-ministra de Bolsonaro. Durante a campanha, o ex-presidente não chegou a demonstrar apoio explícito a nenhuma das duas, mas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, próxima de Damares, entrou de cabeça na campanha da amiga.

O contato de Flávia Arruda com Lula pegou mal entre os apoiadores de Bolsonaro. Nas redes sociais, a deputada recebeu uma avalanche de críticas e chegou a ser chamada de "traidora". Após a repercussão, ela restringiu novos comentários.

Publicidade

Veja íntegra da nota divulgada pela ex-ministra:

"Me desfilio hoje do Partido Liberal com certeza, tranquilidade e sentimento de dever cumprido no meu mandato, no ministério e na presidência regional. Entrego um partido com a maior bancada do DF, lideranças fortes e motivadas.

Considerando os fatos das últimas eleições, o posicionamento do partido e meus ideais democráticos, sigo em um novo caminho com os sinceros votos de que a política continue sendo espaço de respeito, diálogo e busca de um Brasil melhor. "

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.