Exoneração de secretário de Saúde do DF é publicada no Diário Oficial
A decisão foi tomada na última sexta (3) em acordo com o governador Ibaneis Rocha; Lucilene Florêncio assume o cargo
Brasília|Victória Olímpio, do R7
A exoneração de Manoel Luiz Pafiadache, secretário de Saúde, foi oficializada nesta segunda-feira (6) em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal. O documento ainda nomeia Lucilene Florêncio de Queiroz como nova chefe da pasta. Além de médica ginecologista, atualmente ela é vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do DF (Iges).
Na última sexta-feira (3), a decisão de que o general deixaria o comando da pasta foi anunciada após ser acordada com o governador Ibaneis Rocha. Pafiadache assumiu em agosto do ano passado e exerceu o cargo por quase dez meses depois da queda de Osnei Okumoto. Ao R7, o governador do DF já havia confirmado a saída do general e a escolha da substituta.
A troca no comando da secretaria acontece em meio à alta no contágio de Covid-19 na capital federal. A taxa de transmissão tem apresentado crescimento desde 5 de maio e, na quarta-feira (1º), alcançou o índice de 1,47. Isso indica aceleração no ritmo de contágio. A última vez que o DF chegou a esse patamar foi em 6 de janeiro, em um período no qual a capital enfrentava a terceira onda de contaminações. Naquele mês, a taxa ultrapassou 2,15.