Exposição imersiva com obras de Van Gogh chega ao Distrito Federal
Exibição chamada 'Beyond Van Gogh' usa o chão e as paredes para expor as obras; evento começa ao público em 4 de agosto
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
Uma exposição das obras do artista holandês Van Gogh desembarca em Brasília na primeira semana de agosto, no Park Shopping. O projeto chamado “Beyond Van Gogh” usa tecnologia, luzes, cores e músicas para levar o público para dentro de uma obra de arte.
Para receber a exposição imersiva a partir de 4 de agosto, está sendo preparado um pavilhão de 2,5 mil metrôs quadrados. Beyond Van Gogh está sendo exposta em São Paulo e já reuniu aproximadamente 300 mil pessoas. As obras apresentadas são consideradas patrimônio da história mundial das artes plásticas.
A mostra de arte homenageia também o centenário da Semana de Arte Moderna, de 1922, que foi influenciada por Vicent Van Gogh na época. Segundo Natália Vaz, que supervisiona a chegada do projeto em Brasília, receber a exposição na capital é uma honra. "Brasília é uma capital modernista, admirada mundialmente por seus traços, pela sua dinâmica e pelas suas obras expostas a céu aberto", afirma.
Além do show visual, a exposição é acompanhada de uma trilha sonora contemporânea, que inclui nomes como Miles Davis, John Hopkins e Oscar Alexander.
A exposição vai ficar em Brasília até o dia 30 de agosto. Os ingressos já estão à venda, a partir de R$ 30. Clique aqui para saber mais.
Beyond Van Gogh
O espetáculo de arte foi idealizado no Canadá e já viajou diversos países do mundo. A mostra reúne 350 obras do artista, que são projetadas ao público nas paredes e chão, sem as limitações da moldura.
Para a projeção das obras, são utilizados 332.000 lumens, que determinam a intensidade da luz. Cerca de 40 projetores, conectados com 12 computadores e 500 metros quadrados de tecido compõem a parte técnica do projeto para transformar todo o espaço em uma tela.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.