Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

GDF suspende ação de despejo contra entidade de apoio a autistas

AMA utiliza imóveis da Secretaria de Saúde; pasta deu dois dias para entidade detalhar funcionamento e perfil de público atendido

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

  • Google News
Criança com autismo
Criança com autismo Unicef/Divulgação

A Secretaria de Saúde determinou a suspensão da ordem de despejo da instituição AMA-DF (Associação Amigos dos Autistas do Distrito Federal). A organização tem como sede dois imóveis da pasta no Riacho Fundo. A decisão é desta terça-feira (8) e ocorre depois de um impasse judicial.

A remoção do grupo do Instituto de Saúde Mental foi definida em 2017, ainda no governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), mas só agora seria cumprida. A retirada foi anunciada em 24 de janeiro, depois da cobrança da Procuradoria do DF pelo cumprimento da ordem de despejo, e gerou reações de familiares de autistas e simpatizantes da causa.


Leia também

Entre os apoiadores que se solidarizaram com o grupo, está o cônsul-geral do Brasil em Miami, João Mendes Pereira, que também cobrou uma solução para o impasse. Há 35 anos, a associação atende autistas adultos diagnosticados no espectro severo do transtorno e que dependem de assistência para realizar as tarefas cotidianas. A ONG oferece cuidados multidisciplinares aos pacientes em caráter integral.

O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, deu o prazo de dois dias para que a associação forneça detalhes sobre o funcionamento no local, informando perfil do público atendido e parcerias com a pasta. Uma reunião entre representantes da secretaria e da instituição está marcada para esta quinta (10).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.