Governador do DF promete entregar terminais de ônibus e Casas da Mulher Brasileira em 2024
Ibaneis Rocha quer concluir obras no 1º semestre do próximo ano; governador também citou projeto de expandir linhas do metrô
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), quer entregar, no primeiro semestre de 2024, novos terminais de ônibus para a capital do país e concluir as construções em andamento de Casas da Mulher Brasileira, voltadas ao atendimento de vítimas de violência doméstica. O governador fez as promessas nesta quinta-feira (21), durante a inauguração da Rodoviária do Sol Nascente e a assinatura de uma ordem de serviço para iniciar a construção de Casa da Mulher Brasileira na região.
"Ano que vem temos a previsão de entregar o terminal de ônibus do Itapoã, temos o do Gama — que está sendo reconstruído —, e outros terminais sendo desenvolvidos pela Secretaria de [Transporte e] Mobilidade. Faremos as entregas a partir do primeiro semestre do ano que vem", afirmou.
Em relação ao atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, Ibaneis destacou que cinco casas estão sendo construídas em todo o DF. "A gente espera dar um atendimento e acolhimento as mulheres que passam por tantas dificuldades. A gente sabe que o problema da violência e de casos de feminicídio é muito sério", disse.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Ibaneis também inaugurou a ponte que liga os trechos 1 e 2 do Sol Nascente e participou da ceia de Natal do restaurante comunitário do local, que faz parte da Campanha Nosso Natal.
Mobilidade
Ibaneis também disse que planeja melhorar o transporte público na região. "Temos aqui em construção, nessa região oeste, o BRT, que vai integrar as linhas até o plano piloto. Isso vai ajudar muito na locomoção das famílias e das pessoas que aqui residem. E a gente vem trabalhando junto à empresa pela renovação da frota, que é uma cobrança muito grande da população", afirmou.
O governo falou ainda sobre a ampliação do metrô. "Temos a programação para o próximo ano expandir a linha que liga Sobradinho e Planaltina, com uma terceira faixa que vai unir as cidades; assim como a previsão do BRT Norte, que já está com o orçamento concluído; e a expansão das linhas do metrô, tanto em Samambaia quanto em Ceilândia", finalizou.