Governador do DF revoga estado de calamidade pública pela Covid-19
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal, na noite desta segunda-feira (18)
Brasília|Vanessa Marques, Do R7
O governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) revogou o estado de calamidade pública em saúde devido à pandemia da Covid-19 no Distrito Federal, nesta segunda-feira (18), em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial. O documento altera norma de 8 de março de 2021 sobre o estado emergencial.
No último domingo (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim da emergência sanitária pela doença , durante pronunciamento transmitido em rede nacional. Queiroga disse que a campanha de vacinação contra a doença foi a maior da história e que mais de 73% da população brasileira já tinha completado o ciclo vacinal.
89,98% da população vacinável do DF tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19, 83,11% tomaram a segunda e 40,42% o reforço, segundo os últimos dados do vacinômetro da Secretaria de Saúde.
A imunização com a 4ª dose dos imunizantes começou no dia 1º de abril em Brasília. Nessa fase, a aplicação do reforço é em idosos com pelo menos 70 anos, que tenham recebido a 3ª dose há, pelo menos, quatro meses.
Máscara
O uso de máscara em ambientes fechados deixou de ser obrigatório desde o dia 10 de março. Na época, Ibaneis disse que tomou a decisão depois da análise dos indicadores da pandemia de Covid-19 no DF.