Governo do DF abre novo abrigo para pessoas em situação de rua em Ceilândia
Unidade ficará aberta para atender população durante inverno da capital do país; atendimentos começam nesta quarta
Brasília|Do R7, em Brasília
O governo do Distrito Federal abre nesta quarta-feira (3) um novo centro de atendimento às pessoas em situação de rua em Ceilândia, na Coordenação Regional de Ensino da cidade, na QNM 27. A medida é para atender o público durante o período de inverno da capital do país. Os atendimentos começam a partir das 19h e vai até às 7h, com capacidade de receber até 40 pessoas por noite. O local estará aberto todos os dias, de domingo a domingo, enquanto durar o alerta de baixas temperaturas.
Veja Mais
As iniciativas para acolher a população de rua fazem parte da campanha Ação contra o Frio. Nos locais, as pessoas recebem jantar e café da manhã, colchão, travesseiro, cobertor e kits de higiene e agasalhos. Parte desse material vem da campanha Agasalho Solidário, criado pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.
Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, afirmou que medida garante mais dignidade à população de rua. “Quando as temperaturas caíram e lançamos o primeiro abrigo provisório para a população de rua na Asa Sul, seguimos acompanhando se haveria demanda nas outras regiões administrativas. Por isso, estamos abrindo este abrigo provisório aqui em Ceilândia, que é uma região do DF com grande concentração de pessoas em situação de rua”, detalhou.
O abrigo de Ceilândia é o terceiro que o GDF abre para atender a população de rua em época de baixas temperaturas. Um deles fica localizado no Centro Integrado de Educação Física da 907 Sul e outro no Centro de Convivência do Gama Leste.
Em duas semanas, a unidade da Asa Sul atendeu 1.429 pessoas. Os atendimentos no local seguem. Já o espaço do Gama recebeu 100 indivíduos, entre homens, mulheres e crianças desde que foi inaugurado. No entanto, devido a baixa procura na unidade, o local foi fechado na última terça-feira (2).
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a escolha inicial pelo Plano Piloto se deu pela demanda observada em anos anteriores. Novos locais podem ser abertos conforme a necessidade, e seguirão à disposição enquanto o frio continuar no DF.
Onda de frio
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o início do inverno, considerado a estação mais fria do ano, o DF tem registrado mínimas entre 7,5ºC e 17,4ºC. A previsão é que, até sábado (6), a capital registre mínima de 12°C e máxima de 27°C.