Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Governos federal e do DF assinam nesta quinta-feira protocolo de segurança para ato do 8 de Janeiro

Ministério entregará R$ 3,6 milhões em 20 viaturas, armamentos, drones e cartuchos para a segurança pública do DF

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Não há previsão de fechamento total da Esplanada
Não há previsão de fechamento total da Esplanada Edis Henrique Peres/R7 — 7.9.2023

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Governo do Distrito Federal assinam, nesta quinta-feira (4), às 10h, o protocolo de segurança para o ato em defesa da democracia marcado para a próxima segunda-feira, 8 de janeiro, dia em que a depredação e invasão às sedes dos Três Poderes completarão um ano. Segundo a pasta, o documento define o planejamento e as prioridades de atuação de cada órgão na data.

A cerimônia de assinatura será no Palácio do Buriti, sede do Governo do DF, quando o ministério entregará R$ 3,6 milhões em 20 viaturas, armamentos, drones, cartuchos e demais equipamentos para a segurança pública do DF.


A ação para a data é feita pelo ministério em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do DF, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional e as seguranças da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Assine a newsletter R7 em Ponto

Leia também

Na última semana, o secretário-executivo do ministério, Ricardo Cappelli, havia anunciado a conclusão do plano. Em coletiva após o encontro das autoridades, Cappelli declarou que o governo monitora manifestações contrárias ao ato.


"Até agora, tudo bem, não há nenhum sinal de nada fora do normal. […] O Brasil é um país livre e democrático, manifestações democráticas são sempre bem-vindas e são absolutamente naturais. O que temos monitorado são ameaças e ataques às instituições democráticas, mas, até o momento, não há nada que preocupe", afirmou.

Por enquanto, não há previsão de interrupção total do trânsito na Esplanada dos Ministérios. O ato em memória do 8 de Janeiro deve ser realizado no Salão Negro do Senado. "O fechamento [de vias] será a partir da Avenida Presidente José Sarney [via de ligação entre os dois sentidos do Eixo Monumental próxima ao Congresso Nacional, que antecede a alameda das Bandeiras]. Não está no horizonte o fechamento da Esplanada", acrescentou o secretário-executivo.

Ainda segundo Cappelli, as estradas que levam ao DF serão fiscalizadas. "A PRF está também de prontidão, em sintonia com a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], e vai daqui até o dia 8 monitorar qualquer movimentação atípica relacionada a atos que ameacem os Poderes", completou.

O secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF, Alexandre Rabelo Patury, não detalhou a quantidade de policiais que vão atuar no evento, mas garantiu que o número será suficiente. "Estaremos com força máxima, linhas de contenção da PMDF [Polícia Militar do Distrito Federal], inteligência envolvendo todas as polícias, com o GSI, a Polícia Legislativa e as polícias do Senado e do STF. [Haverá] inteligência full time [o tempo inteiro] presencial e também aqui na sala de integração. O número será suficiente e não teremos problemas. Estaremos todos a postos e à disposição", afirmou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.