Brasília Grafite em estação do Metrô-DF celebra relação Brasil-Israel

Grafite em estação do Metrô-DF celebra relação Brasil-Israel

Obra de arte de 30m que ocupa muro na Estação Galeria dos Estados envolveu o Governo do DF e a Embaixada de Israel

  • Brasília | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Grafite na Estação do Metrô da Galeria dos Estados é resultado de ação do GDF e da Embaixada de Israel

Grafite na Estação do Metrô da Galeria dos Estados é resultado de ação do GDF e da Embaixada de Israel

Divulgação/Embaixada de Israel

Em uma ação diplomática, a embaixada israelense, o Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Cultura promoveram a pintura de um grafite de 30 metros quadrados na Estação de metrô Galeria dos Estados, no Setor Comercial Sul. A ação celebra as relações entre Brasil e Israel.

A arte é de autoria de Rodolfo Madureira, mais conhecido como Caabure. Ele grafita desde os 12 anos e tem pinturas em painéis em regiões como Samambaia e Taguatinga. A imagem conta com símbolos judaicos tradicionais, além de figuras que representam a capital federal, como o ipê e aves do cerrado. A pintura termina com um cumprimento judáico e pedidos de paz.

“A ideia aqui foi representar a união entre Israel e o Brasil, mas dando atenção à capital federal. Utilizei símbolos importantes dos dois países, que foram transformados para o meu estilo artístico e distribuídos de forma equilibrada em cinco quadros de 2,5x2,5m”, afirmou Caabure.

“Essa obra marca um novo caminho de amizade entre nosso povo e a população de Brasília. Quando falamos de relações entre países, falamos de relação entre povos”, afirmou o embaixador de Israel, Daniel Zonshine.

O diretor presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, Destacou que a estação é “um ícone da cidade”, o que traz importância ao grafite. “É uma honra receber essa obra aqui na Estação Galeria. Temos outras obras aqui, mas ter a representação de Israel como um símbolo da amizade entre os dois países e Brasília é importante”, comemorou.

Últimas