Após reajuste para as forças de segurança do DF, Ibaneis agora quer salários alinhados aos da PF
O governador disse que vai recompor equipamentos com repasse de R$ 1 bilhão do governo federal para a segurança pública
Brasília|Yuri Achcar, da Record TV, e Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou, nesta sexta-feira (21), que vai buscar alinhar os salários das forças de segurança do DF aos dos policiais federais. “Vamos continuar na batalha para melhorar cada vez mais a remuneração das nossas forças de segurança, até que a gente consiga a tão sonhada equiparação, que era o que existia no passado”, disse.
Com o repasse de R$ 1 bilhão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) aos estados, o governador ressaltou que o recurso será “muito importante” para recompor os equipamentos das forças de segurança.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, nesta quinta-feira (20), que o governo federal vai antecipar a liberação do fundo, que estava represado nos cofres públicos desde 2019. O FNSP tem como principal objetivo apoiar projetos de responsabilidade dos governos estaduais e municipais e do Distrito Federal na área de segurança pública.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Ibaneis também agradeceu ao governo federal pela aprovação da medida provisória que concede o reajuste salarial de 18%, em duas parcelas, a policiais civis e militares, além dos bombeiros do Distrito Federal.
“Eu acho que com isso a gente cumpre nosso dever junto às forças de segurança do Distrito Federal, e vai aí também um agradecimento ao presidente Lula e toda a sua equipe de governo pela compreensão da necessidade desse reajuste”, afirmou o governador.
O projeto de lei sobre o reajuste salarial para as forças de segurança do DF foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no fim do mês passado. Já na terça-feira (18), o vice-presidente Geraldo Alckmin assinou a medida provisória que prevê o pagamento da primeira parcela, de 9%, ainda neste ano, e outra de mesmo percentual em 2024.
Expansão do auxílio-moradia a militares
Durante a cerimônia que marcou o lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS), nesta sexta-feira (21), o deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos-DF) agradeceu pelo reajuste salarial das forças de segurança da capital e pleiteou a expansão do auxílio-moradia aos militares.
"Esse momento é um marco para as Forças de Segurança do DF. O senhor [presidente Lula] foi sensível a isso. Tínhamos certeza que o senhor iria autorizar esse aumento", afirmou.
"São homens, mulheres, guerreiros, heróis da nossa polícia que fazem a segurança das nossas embaixadas, do Planalto, da Câmara e do Senado com muito carinho. Agora, também temos que trabalhar para ter o aumento no auxílio-residencial para todos da força de segurança", completou.
Ibaneis antecipa volta das férias
O governador antecipou o retorno das férias para comparecer a uma solenidade em celebração ao reajuste concedido às forças de segurança do DF pelo governo federal. Inicialmente, Ibaneis ficaria afastado do cargo até domingo (23).
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (21), no Palácio do Planalto, e estava prevista a presença do presidente Lula.