Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ibaneis antecipa volta das férias para celebração do reajuste das forças de segurança do DF com Lula

Governador do Distrito Federal ficaria afastado do cargo até o dia 23 deste mês; cerimônia será nesta sexta, no Palácio do Planalto

Brasília|Yuri Achcar, da Record TV

Ibaneis ficaria fora do DF até domingo
Ibaneis ficaria fora do DF até domingo

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), antecipou o retorno das férias para comparecer a uma solenidade em celebração ao reajuste concedido às forças de segurança do DF pelo governo federal. Inicialmente, Ibaneis ficaria afastado do cargo até domingo (23). A cerimônia está marcada para esta sexta-feira (21), às 11h, no Palácio do Planalto, e está prevista a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O reajuste de 18% será pago em duas parcelas a bombeiros e policiais civis e militares do Distrito Federal e já está em vigor. A correção foi estabelecida por medida provisória (MP), editada pelo Executivo federal nesta quarta (19). Por se tratar de uma MP, o efeito é prático e vale como lei a partir da publicação. No entanto, o texto precisa ser autorizado pelo Congresso Nacional em até 120 dias; caso contrário, perderá a validade.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Como Lula estava em viagem à Bélgica, a fim de participar da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia, a MP foi assinada pelo então presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Durante as discussões sobre a medida, parlamentares da capital federal argumentaram que o reajuste previsto para as forças de segurança caberia no valor do Fundo Constitucional do DF (FCDF) previsto para 2024 e que não seria necessário nenhum gasto adicional para conceder o benefício. O fundo é uma verba que a União repassa ao Distrito Federal para as áreas de segurança pública, saúde e educação.


Leia também

O projeto de lei sobre o reajuste salarial para as forças de segurança do Distrito Federal havia sido assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no fim do mês passado. O acordo previa o pagamento da primeira parcela, de 9%, neste ano e outra de mesmo percentual em 2024.

Dessa forma, o projeto aprovado pelo Congresso Nacional assegura os recursos para o reajuste. Por se tratar de uma adequação orçamentária, fazia-se necessária a edição de uma MP, para que o aumento de salário fosse concedido imediatamente, como previa o acordo. O incremento de 9% constará na folha de pagamento de agosto e vai cair na conta dos agentes em setembro.


'Festa no Palácio do Planalto'

Governadora do DF em exercício durante as férias de Ibaneis, Celina Leão comemorou, nesta quinta-feira (20), o reajuste para as forças de segurança e chamou a celebração que haverá na sexta de "festa".

"Amanhã tem festa no Palácio do Planalto, a presença do nosso governador Ibaneis, uma grande vitória da segurança pública aqui do Distrito Federal, muito esperada. E é um momento de agradecer a todos, ao nosso Congresso, nossos senadores, nossos deputados, pela confiança sempre depositada no governador Ibaneis, que tenta esse reajuste desde o mandato passado, e agora é dia de comemorar", afirmou Celina Leão, em agenda oficial como governadora em exercício.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.