Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibaneis Rocha promete hospital oncológico no DF para 2024

Unidade deve compor complexo hospitalar na Asa Norte, ao lado do Hospital da Criança; obra teve início em junho de 2021

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Governador Ibaneis Rocha
Governador Ibaneis Rocha Governador Ibaneis Rocha

O Hospital Oncológico de Brasília deve ser concluído em 2024, garantiu o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26) durante participação do chefe do Executivo em evento que marcou a instalação de um aparelho de ressonância magnética no Hospital da Criança.

"A obra está em andamento, nós já estamos concluindo as fundações, a gente espera que em um prazo de dois anos a gente tenha o hospital oncológico concluído e em funcionamento para a população do Distrito Federal e do Entorno", disse o governador.

A unidade deve ser de referência no tratamento de tumores e vai compor complexo hospitalar na Asa Norte, ao lado do Hospital da Criança e do Centro de Referência de Doenças Raras. A obra começou em junho do ano passado e deve ser a primeira da especialidade na capital federal.

Alta demanda

O governador comentou também a defasagem de profissionais de saúde na rede pública, o que compromete os atendimentos. "Aqui em Brasília cresceu muito, principalmente a iniciativa privada tendo contratado muito. A gente sabe que é difícil competir com a iniciativa privada. Nós não temos economizado nas contratações para a saúde", ponderou.

Publicidade

Segundo a Secretaria de Saúde, 24.340 pacientes esperam na fila por cirurgias eletivas, que ficaram represadas ao longo da pandemia de Covid-19. Durante o período, os leitos nos hospitais foram destacados para tratar os infectados pelo coronavírus. O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, reconheceu a falta de profissionais e ainda disse que é preciso comprar materiais para as unidades.

"[Faltam] Alguns equipamentos, que ainda estamos recebendo para realizar cirurgias ortopédicas, que é o nosso problema maior. Principalmente anestesistas, que estamos buscando porque é um profissional fundamental para cirurgias, precisamos repor esses profissionais", assinalou.

Publicidade

Dengue

Outro problema na cidade é a dengue. Os casos prováveis entre moradores do DF cresceram mais de 520% entre janeiro e abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar do número, apenas uma pessoa morreu em decorrência da doença no período.

"O que a gente tem feito é um trabalho conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar visitando a casa das pessoas para que a gente consiga diminuir os focos da dengue. Graças a Deus, neste ano o número de mortes não tem sido tão grande", frisou o governador.

Publicidade

Hospital da Criança

As autoridades participaram nesta terça-feira (26) da instalação de um aparelho de ressonância magnética no Hospital da Criança. Os exames de imagem começarão a ser realizados com a máquina a partir de setembro. "Aqui não é só um hospital, é um centro de excelência que deve ser reconhecido assim por todos", disse Ibaneis.

O aparelho foi comprado e posteriormente doado ao hospital, a partir da captação de R$ 9,5 milhões feita pelo Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, ligado à Secretaria de Justiça. Apesar de o recurso ter sido coletado em 2016, o dinheiro só foi liberado cinco anos depois.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.