Ibaneis sanciona lei que institui 8 de janeiro como Dia em Defesa da Democracia no DF
O projeto foi aprovado na Câmara Legislativa antes do recesso parlamentar
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou nesta sexta-feira (21) a lei que institui 8 de janeiro como o Dia em Defesa da Democracia no calendário oficial do DF. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). "O dia 8 de janeiro foi um momento muito difícil para o Distrito Federal e para todo o Brasil. É importante que a gente não esqueça o que aconteceu, para que não se repita nunca mais", afirma o governador.
A lei, de autoria do deputado distrital Gabriel Magno (PT), foi aprovada na Câmara Legislativa do Distrito Federal no fim de junho. A instituição da data tem como objetivo relembrar os atos extremistas de 8 de janeiro deste ano, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Para o deputado, a lei tem como objetivo fazer "a defesa e a promoção irrestrita do regime democrático de Direito ao qual está submetida nossa nação".
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Ibaneis chegou a ser afastado do governo por 64 dias por suspeita de omissão em relação aos atos. Ele voltou ao cargo em março, após uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que recebeu da Procuradoria-Geral da República (PGR) um parecer que indicava não haver motivo para a continuidade do afastamento.