Leituristas de contas de energia farão relatórios sobre focos da dengue em casas do DF
Serão treinados cerca de 200 profissionais para identificar criadouros do mosquito e gerar documento para atuação da Saúde
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai capacitar cerca de 200 leituristas de contas de energia para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti durante as visitas às residências. A parceria entre a pasta e a Neoenergia vai permitir um relatório, com endereço e georreferenciamento para que o governo atue de forma mais assertiva nas regiões com mais casos da doença.
“Neste momento em que atravessamos a sazonalidade de dengue no DF, com aumento expressivo de casos, a parceria evidencia o esforço da Secretaria de Saúde e o compromisso de todos os órgãos governamentais na luta diária contra o mosquito”, diz o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.
A informações consolidadas serão compiladas em relatório semanal, que será disponibilizado para a Secretaria de Saúde. O diretor-superintendente de Relacionamento com Cliente da Neoenergia, Gustavo Álvares, diz que os profissionais visitam 1,1 milhão de clientes todos os dias e “agora, eles também terão esse olhar sobre focos do mosquito”.
Mais tendas de hidratação
O governo do DF anunciou que vai montar mais nove tendas de hidratação para atender pessoas com suspeita de dengue. As estruturas serão montadas na próxima semana em Vicente Pires, Varjão, Gama, Taguatinga, Guará, na região central do Plano Piloto, Paranoá, Ceilândia e Samambaia.
A pasta orienta que a população procure a unidade básica de saúde mais próxima da própria residência assim que surgirem os prmeiros sintomas. A recomendação é procurar o Hospital de Campanha da Aeronáutica, montado ao lado da UPA 1 de Ceilândia ou alguma das nove tendas montadas no DF. Veja endereços:
Tendas de atendimento das 7h às 19h
- Administração Regional de Samambaia - endereço: Centro Urbano - Samambaia Sul;
- Administração Regional de Brazlândia - endereço: Quadra 16 - Setor Tradicional;
- Administração Regional de Ceilândia - endereço: QNM 13;
- Administração Regional do Sol Nascente / Pôr do Sol - endereço: SHSN VC 311 Trecho II;
- Administração Regional de Sobradinho - endereço: Quadra Central - Setor Administrativo;
- Administração Regional do Recanto das Emas - endereço: Quadra 206 - Av. Recanto das Emas;
- Administração Regional de São Sebastião - endereço: Quadra 101 Conjunto 8;
- Administração Regional da Estrutural - endereço: Setor Central; e
- Administração Regional de Santa Maria - endereço: Quadra Central 1 Conjunto H.