Líder do governo se culpa por derrota em CPMI do INSS: ‘Subestimamos a oposição’
Senador Randolfe Rodrigues disse que seu cargo sempre esteve à disposição do governo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), admitiu, nesta quarta-feira (20), que teve culpa na derrota sofrida pelo Palácio do Planalto na CPMI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que vai apurar as fraudes no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
“O resultado foi desagradável. Assumo a minha culpa, máxima culpa. Responsabilidades minhas não terceirizo e assumo”, afirmou Randolfe.
LEIA MAIS
“Subestimamos a capacidade de articulação da oposição, mas todo bom time tem uma derrota no campeonato”, prosseguiu o líder, que revelou sempre ter colocado seu cargo de líder à disposição do governo.
Randolfe ponderou que o governo vem de um “campeonato de vitórias” e que, agora, o time vai se “reorganizar”. “A maioria dos membros é de lealdade ao governo”, garantiu. “Não vamos permitir que a CPMI se torne palco da oposição”, prosseguiu.
A CPMI foi instalada na manhã desta quarta-feira. O indicado do governo e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), à presidência era o senador Omar Aziz (PSD-AM).
Contudo, a oposição venceu Aziz no voto com a candidatura do senador Carlos Viana (Podemos-MG), que ganhou por 17 votos a favor e 14 contrários. De oposição, Viana então indicou o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para relatar a CPMI.
O indicado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em alinhamento com o governo, era o deputado Rafael Britto (Republicanos-AL), também derrotado.
Durante a sessão de votação, o governo perdeu por dois votos, que seriam do MDB e do PDT. Mas, como os titulares não estavam presentes, pela ordem do bloco partidário da Câmara, dois deputados do PL substituíram os votos — o que deu vitória à oposição.
O líder do governo afirmou que, até esta manhã, não sabia das ausências dos dois deputados.
Randolfe considera que Gaspar é mais alinhado com a oposição do que Viana e que o relator deve colocar o governo como alvo nas investigações.
O líder, porém, considera que a oposição vai precisar de maioria para levar a apuração na linha pretendida. Neste caso, Randolfe acredita que o governo deve ganhar.
O ex-ministro da Secom deputado Paulo Pimenta (PT-RS) é quem vai coordenar a bancada do governo no colegiado. Na próxima semana, Viana vai realizar uma sessão para eleger o vice-presidente da CPMI.
O governo deve indicar o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) para o posto.
Perguntas e respostas:
Quem é o líder do governo que se culpou pela derrota na CPMI do INSS?
O líder do governo no Congresso Nacional é o senador Randolfe Rodrigues, do PT-AP.
O que Randolfe Rodrigues disse sobre a derrota na CPMI?
Randolfe admitiu que teve culpa na derrota do governo na CPMI para apurar fraudes no INSS, afirmando: “O resultado foi desagradável. Assumo a minha culpa, máxima culpa. Responsabilidades minhas não terceirizo e assumo”.
Qual foi a razão da derrota segundo Randolfe?
Ele mencionou que “subestimamos a capacidade de articulação da oposição”, mas ressaltou que todo bom time tem uma derrota no campeonato.
Como Randolfe descreveu a situação do governo antes da derrota?
Randolfe comentou que o governo vinha de um “campeonato de vitórias” e que o time iria se “reorganizar”. Ele afirmou que a maioria dos membros é leal ao governo.
Quem foi indicado para presidir a CPMI e quem venceu a votação?
O indicado do governo para presidir a CPMI foi o senador Omar Aziz, mas a oposição venceu a votação com a candidatura do senador Carlos Viana, que obteve 17 votos a favor e 14 contrários.
Quem foi indicado como relator da CPMI pela oposição?
O senador Carlos Viana indicou o deputado Alfredo Gaspar como relator da CPMI.
Qual foi a situação dos deputados do MDB e do PDT durante a votação?
Os deputados do MDB e do PDT não estavam presentes, o que resultou na vitória da oposição, já que dois deputados do PL substituíram os titulares nos votos.
O que Randolfe pensa sobre o relator Alfredo Gaspar?
Randolfe considera que Alfredo Gaspar é mais alinhado à oposição do que Carlos Viana e que o relator deve focar o governo nas investigações.
Quem coordenará a bancada do governo na CPMI?
O ex-ministro da Secom, deputado Paulo Pimenta, coordenará a bancada do governo no colegiado.
Qual será o próximo passo na CPMI?
Na próxima semana, Carlos Viana realizará uma sessão para eleger o vice-presidente da CPMI, e o governo deve indicar o deputado Duarte Jr. para o posto.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
