Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Brasília|Lula cobra mais empenho de servidores que lidam com atendimento ao público
R7 Brasília

Lula cobra mais empenho de servidores que lidam com atendimento ao público

Presidente defendeu mais empenho na solução de problemas para ajudar a população, principalmente os mais pobres

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou mais empenho dos servidores que lidam com atendimento ao público nos órgãos do governo. Lula disse que quando um pobre vai pedir informação, a “primeira palavra que ele tem é ‘não’”.

“A pessoa vai procurar uma informação e recebe um ‘não’, quando seria mais decente [o servidor] dizer que vai tentar descobrir como fazer, ou que iria dar um jeito. Isso vale para todas as áreas públicas do país. Se todo mundo fizesse o mínimo esforço de falar: olha, eu não sei, eu vou estudar, vou analisar, seria muito mais fácil e muito mais respeitoso”, disse.


O chefe do Palácio do Planalto acrescentou que é esse tipo de mudança que pretende fazer no Ministério de Desenvolvimento Agrário. “Ao invés da gente ter alguém para dizer não, ter uma pessoa para falar: eu vou tentar encontrar uma solução, se for fácil, eu faço, se for difícil, eu faço. Se eu não puder fazer, peço desculpa a vocês. Porque as pessoas passam a respeitar mais as coisas que acontecem”, citou.

A declaração foi feita durante ato de criação do Assentamento Maila Sabrina, entre os municípios paranaenses de Ortigueira e Faxinal. Na ocasião, Lula também defendeu o estudo para as mulheres.


“Todo mundo precisa estudar, aprender a produzir mais, com mais qualidade, aprender a cuidar da família. E com a mulher a coisa é mais nobre porque ela consegue uma coisa chamada independência, [principalmente] no mundo machista em que o homem acha que a mulher tem que fazer tudo para ele. Quando as mulheres têm uma profissão, elas vão morar com alguém porque elas querem morar”, disse.

Assentamento

A criação do assentamento integra a política do Programa Terra da Gente, iniciativa que pretende acelerar a reforma agrária e estruturar assentamentos em todo o país. No caso do assentamento Maila Sabrina, cerca de 450 famílias de trabalhadores rurais serão beneficiadas em uma área de 10,6 mil hectares.


Além disso, no evento, Lula destinou o Crédito Instalação Fomento Mulher, no valor de R$ 1,3 milhão, que beneficiária 142 mulheres do Assentamento Eli Vive, em Londrina (PR), e assintou um contrato de operações do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) para famílias do Assentamento Eli Vive.

Outra medida foi a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Itaipu Binacional para a compra de alimentos da agricultura familiar pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O documento garante que parte dos alimentos fornecidos nos contratos venham da produção local, beneficiando a comunidade da região perto da Usina de Itaipu e valorizando os pequenos agricultores familiares.


Lula destinou 15 mil novos lotes em assentamentos convencionais desde 2023. Até o fim deste ano, a expectativa do governo federal é garantir 30 mil famílias assentadas em novos lotes e outras 30 mil até o fim de 2026. Ao todo, serão 326 mil famílias beneficiadas em assentamentos tradicionais, ambientalmente diferenciados, regularização e reconhecimento.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.