Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula: concurso que estamos fazendo supre deficiência de mais de dezenas de anos

O presidente ainda afirmou que a ausência de vazamentos mostra a seriedade do concurso

Brasília|Do R7, em Brasília, com informações da Agência Estado


Lula: concurso que estamos fazendo supre deficiência de mais de dezenas de anos
Lula celebra sucesso do CNU Ricardo Stuckert / PR - 18/08/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou há pouco que a primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, realizado neste domingo (18), supre uma deficiência de mais de dezenas de anos no Brasil na contratação de mão de obra. Ele afirmou que, apesar da digitalização de serviços, é preciso ter seres humanos qualificados em cargos públicos.

“Quando (o País) fez concurso, fez concurso específico, então você sequer tem gente para sobrepor aqueles que se aposentaram”, disse Lula. O presidente reiterou que o papel do Estado “é colocar pessoas que atendem com muito respeito a sociedade”. Ele visitou nesta manhã a sala de situação da primeira edição do CNU na sede da Dataprev, em Brasília. O CNU ficou conhecido como “Enem dos Concursos”.

LEIA TAMBÉM

Lula afirmou que é preciso adequar a máquina pública e discutir temas que estão na pauta do dia, como a democracia. O presidente afirmou que as inscrições e a participação no Concurso foram extraordinárias, e pontuou ainda que a diversidade foi “excepcional”. Segundo ele, o CNU foi feito para facilitar a participação de todos os brasileiros.

Durante a visita, Lula esteve acompanhado dos ministros do Trabalho, Luiz Marinho; Esther Dweck (Gestão); Sônia Guajajara (Povos indígenas); Laércio Portela (Secretaria de Comunicação); Vinícius Carvalho (Controladoria Geral da União); Miriam Belchior, (secretária-executiva da Casa Civil); Marcelo Eugênio Feitosa Almeida (procurador-geral da União); Manuel Palácios (presidente do INEP); Andrei Rodrigues (diretor-geral da Polícia Federal); Fabiano Santos (presidente dos Correios); Rodrigo Assumpção (presidente Dataprev); Betânia Lemos (presidente da ENAP); e Marco Aurélio Cepik (diretor-adjunto da Abin).


Enem dos concursos

Neste domingo (18), mais de 2,1 milhões de candidatos participam do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), conhecido como “Enem dos Concursos”, e disputam uma das 6.640 vagas previstas em 21 órgãos do governo federal. Serão duas provas, uma pela manhã e outra à tarde. O concurso será realizado em 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal.

Para candidatos de nível superior, serão aplicadas provas objetivas de conhecimentos gerais e uma dissertativa de conhecimento específico pela manhã, além de uma avaliação objetiva de conhecimentos específicos, com 50 questões, no turno vespertino. Já para nível médio, serão avaliações objetivas e uma redação no período matutino e questões objetivas no segundo turno.


A aplicação das provas envolve 210 mil colaboradores, entre aplicadores, fiscais de prova, gestores e servidores de órgãos de segurança. Foram definidos 3.647 locais de aplicação das provas e 72.041 salas para a realização do concurso.

Pelo cronograma, os resultados finais do concurso devem ser divulgados em 21 de novembro. A expectativa é de que os aprovados no certame sejam efetivados a partir de janeiro de 2025, informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.