Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula diz que falta de ética no STF está apodrecendo ‘instância mais sublime do país’

Presidente afirmou, ainda, que ministros da Suprema Corte não devem querer ‘ser ricos’ e que o tribunal é um ‘sacerdócio’

Brasília|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
O presidente defendeu que o STF deve agir com seriedade Ricardo Stuckert/PR - 17.09.2026

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (18), que a falta de ética no STF (Supremo Tribunal Federal) diante da crise envolvendo o Banco Master, estaria “apodrecendo” a “instância mais sublime do país.

“Quem veio para a Suprema Corte não pode querer ser rico. Ali é um sacerdócio. As pessoas precisam saber que ali é a instância mais sublime do nosso país e a mais forte. Quando ela decide, ninguém mais pode fazer nada. Então, ela tem de ser muito séria. Tem de ter muita ética. Isso tudo está apodrecendo.”, afirmou o presidente durante entrevista para a Rádio Tupi.


Lula disse, ainda, que “cinco ministros” da suprema corte “estão ligados direta ou indiretamente” com o escândalo financeiro e que, antes de discutir uma reforma do Judiciário, é preciso “resolver esse problema”. Ele citou explicitamente os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli e disse que “ninguém está defendendo” os negócios deles com o Master.

Sobre o caso de Nunes Marques, Lula preferiu adotar um tom irônico. Sugeriu que o ministro André Mendonça, relator da investigação do Master no STF, “segurou” informações sobre o caso que agora virão a público. Voltou a falar que Vorcaro promovia “orgia e mais orgia”.


“Ainda não saiu tudo, porque o seu André Mendonça tinha muitas informações na mão dele que ele segurou. Eu acho que vamos saber tudo. Os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Gilmar Mendes já têm as fitas que estavam só com o André, os outros ministros acho que já têm, uma parte da imprensa já tem. Agora é só começar a mostrar as informações”, afirmou.

“Tem muita gente com medo da República. Era orgia e mais orgia, uma sacanagem impensável para o cidadão comum. Saiu até uma matéria de um cidadão que esteve com uma mulher que custou R$ 10 mil e ele ainda não pagou, mandou o banco pagar. Só faltou ele tentar entrar no Desenrola para pagar a dívida dele. É essa baixaria que tem que acabar na política”, acrescentou.


Leia Mais

Não é a primeira vez que Lula comenta sobre o escândalo envolvendo o Supremo. Na quarta-feira (16), petista cobrou o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, para que a crise vivida pela Corte não respingue no processo eleitoral.


“Ninguém está acima da lei. Nem eu, nem o Fachin, nenhum ministro da Suprema Corte e ninguém nesse país. Agora, o que não dá para a sociedade ficar assistindo é esse denuncismo. Fulano pegou não sei quantos milhões, fulano ganhou não sei quantos milhões do filho de não sei quem. O pai de não sei quem, a mãe de não sei quem e a sociedade atônita ouvindo tudo isso”, defendeu o presidente durante entrevista ao podcast Desce a Letra.

No mesmo dia, o presidente disse, em entrevista exclusiva ao Jornal da Record, que o momento vivido no STF é “determinante” para a história do país e reiterou que todos os envolvidos devem ser investigados.

“O Fachin tem a faca e o queijo para saber quem fez o quê. É preciso investigar todos, sem distinção”, alegou.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.