Transição de Governo

Lula se reúne com ministros em visita ao STJ

Visita do presidente diplomado durou cerca de uma hora; Corte realizou a última sessão do ano nesta segunda-feira (19)

  • Brasília | Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva visita ministros do STJ

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva visita ministros do STJ

Gustavo Lima / STJ / 19.12.2022

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, nesta segunda-feira (19), com diversos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. No encontro, que durou cerca de uma hora, o petista defendeu uma relação harmônica entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

"Espero poder unificar o país e trazer o Brasil de volta à normalidade. Queremos tratar o Judiciário da forma mais digna possível, com cada poder conseguindo desempenhar a sua função com responsabilidade", afirmou.

A Corte, que realizou a última sessão do ano nesta segunda-feira (19), informou que participaram da reunião ao menos 25 ministros.

No encontro, a presidente da Corte, ministra Maria Thereza, destacou que o tribunal e seus ministros atuam em defesa da democracia e de um Judiciário independente e íntegro. "Queremos um Poder Judiciário forte e comprometido com a democracia", disse.

A sessão de encerramento do ano judiciário na Corte Especial do STJ foi às 9h. Ela é composta pelos 15 ministros mais antigos do tribunal, incluindo a presidente Maria Thereza.

Entre outras matérias, o colegiado é responsável pelo julgamento de ações penais contra autoridades com foro por prerrogativa de função — como governadores e desembargadores — e, ainda, por decidir questões divergentes entre os demais colegiados do tribunal.

Últimas