Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marcos Pereira defende digitalização dos serviços públicos: 'Está no DNA do Republicanos'

Presidente nacional do partido participou nesta segunda-feira (27) de simpósio que discutiu o tema

Brasília|Do R7

Presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira durante o ‘Simpósio FRB'
Presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira durante o ‘Simpósio FRB' Presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira durante o ‘Simpósio FRB'

O presidente nacional do Republicanos e primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira, defendeu nesta segunda-feira (27) soluções digitais para a gestão administrativa e para o processo das políticas públicas.

“É importante ressaltar que isso está no DNA do Republicanos. No manifesto político de 2019, nós trouxemos como uma das defesas do partido o governo digital, blockchain, cidades inteligentes, entre outros temas. Esse simpósio vem para reforçar o compromisso do partido com essa pauta”, afirmou Pereira ao R7 e à Record TV.

“É uma pauta extremamente atual. Não diria que é uma pauta do futuro, é do presente e é uma necessidade para melhorar a qualidade dos serviços públicos”, completou.

O parlamentar cobrou orçamento por parte dos gestores públicos para a digitalização de dados e políticas. “Acho que a gente já tem uma legislação bastante atualizada, bastante avançada, num patamar e padrão das principais legislações do mundo. O que falta é orçamento alinhado ao comprometimento do gestor público em implantar essa pauta”, disse.

Publicidade

Pereira participou do Simpósio Governo Digital e a Municipalidade, realizado pela Fundação Republicana Brasileira, em Brasília. O evento contou com a participação de diversos gestores de todo o país.

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), presente no evento, também defendeu a medida. “Sem dúvida alguma, a pauta é fundamental para o país. Precisamos buscar cada vez mais ferramentas, em parceria com o Tribunal de Contas da União, com a sociedade civil organizada, para prover mecanismos de inteligência para melhor atendimento à população”, afirmou.

Publicidade

“Na hora em que a gente digitaliza, a gente aprimora a boa governança pública e, com isso, dá celeridade, reduz o custo operacional da máquina pública e oferece o melhor atendimento. Quem ganha é a população porque, quão melhor assistida e atendida for a sociedade, melhor vai estar o nosso país”, argumentou Filho.

Ao R7, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) relatou que o debate realizado pelo simpósio foi “extremamente rico”. “A gente viu a pluralidade das cidades. Uma cidade do interior do Amazonas é totalmente diferente de uma cidade do interior de São Paulo. Como enfrentar essas diferenças e modernizar os municípios? O debate foi extremamente rico pra nos fazer entender a necessidade da modernização e o tamanho dos desafios no país”, afirmou.

Publicidade

O ex-ministro da Cidadania Ronaldo Vieira Bento também esteve presente no evento e defendeu a digitalização das políticas e dados. “Quando você traz um processo menos burocratizado, mais eficiente, quem sai ganhando é sempre a população. Com um governo digital, com foco no atendimento ao público nos municípios, o que você procura com isso, principalmente a população carente, é que tenha um atendimento mais rápido, eficaz e, a partir daí, desenvolver toda a interoperabilidade que a política pública precisa”, disse.

Vieira comandou o ministério na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro citou o Cadastro Único (CadÚnico), plataforma que reúne dados de brasileiros e que serve para balizar mais de 30 políticas públicas, como o Bolsa Família.

Na sequência, o ex-ministro defendeu a interseccionalidade entre as pastas. “A interface com as demais áreas do governo é muito importante. Não se pode pensar hoje nenhuma pasta, nenhuma secretaria, de maneira isolada. Tem que conversar.”

Brasil digital

No final do segundo semestre de 2022, o Brasil foi reconhecido como o segundo país mais avançado do mundo em governo digital, segundo avaliação do Banco Mundial. O país subiu cinco posições em relação ao ranking de 2021. O estudo informa que a oferta de serviços públicos digitais na plataforma gov.br já conta com 140 milhões de usuários, cerca de 80% da população adulta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.