Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Mauro Vieira vai aos EUA neste domingo para reunião da ONU sobre a guerra entre Israel e Hamas

Ministro de Relações Exteriores participará nesta segunda de um encontro de emergência do Conselho de Segurança, em Nova York

Brasília|Do R7, em Brasília


Chanceler embarca para os EUA neste domingo
Chanceler embarca para os EUA neste domingo

O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, embarca na noite deste domingo (29) para os Estados Unidos, onde vai participar da reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O encontro ocorrerá em Nova York, nesta segunda-feira (30).

De acordo com o governo brasileiro, será mais uma tentativa de definir medidas para garantir o acesso da população de Gaza à assistência humanitária e proteger os civis. O Brasil preside o colegiado até 31 de outubro.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


"Desde a primeira reunião do Conselho de Segurança para debater o avanço da guerra, pelo menos quatro propostas de resoluções foram vetadas pelos países que fazem parte do órgão das Nações Unidas. Foram duas propostas da Rússia, uma do Brasil e outra dos Estados Unidos", afirmou o governo.

O Conselho de Segurança da ONU é o responsável por zelar pela paz internacional. O órgão tem cinco membros permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Fazem parte do conselho rotativo Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes.


Itamaraty consegue contato com brasileiros em Gaza

O Itamaraty e a representação brasileira em Ramallah, na Cisjordânia, informaram nesse sábado (28) que conseguiram restabelecer o contato com os brasileiros que aguardam a repatriação na Faixa de Gaza.

No dia anterior, o governo havia informado que estava sem comunicação com os brasileiros na região devido a um bombardeio que destruiu rotas de internet e fez com que o serviço de telecomunicações fosse interrompido.

"Mesmo diante da queda na prestação de serviços de comunicação por celular e internet na região, a equipe sob comando do embaixador Alessandro Candeas conseguiu constatar que os brasileiros que aguardam em Khan Younis e Rafah, localidades próximas à fronteira com o Egito, têm acesso garantido a água e alimentos pelos próximos dias", diz a nota do Itamaraty.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.