Motta: reforma administrativa não será unânime, mas terá votação prioritária na Câmara
Presidente da Câmara fez aceno a servidores, mas defendeu mudanças para tornar estado ‘mais ágil e menos oneroso’
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), voltou a defender a votação da reforma administrativa entre deputados. O político admitiu, nesta quarta-feira (3), que o assunto não será unânime, mas sustentou ser uma votação urgente e necessária.
“É um tema que suscita grande diversidade de opiniões e propostas, mas que urge ser analisado pelo bem da nossa nação. É chegada a hora de nos dedicarmos a estruturação de um estado que entregue eficiência e justiça aos seus cidadãos”, declarou Motta durante discussão ligada à reforma no plenário da Casa.
O presidente também afirmou que a intenção é fazer com que as adequações tornem a máquina pública mais rápida e eficiente. “Temos que ter coragem para enfrentá-la, do contrário, continuaremos repassando aos cidadãos a pesada conta resultante das falhas do Estado”, disse.
Segundo Motta, a votação já foi acordada entre líderes partidários e terá uma condução prioritária, apesar de ainda não ter sido definida uma data para a votação. A ideia, ainda, é voltada para diminuir gastos públicos e ter equilíbrio fiscal.
“O compromisso é conduzir um processo transparente, com ampla participação, que produza resultados concretos para a nossa sociedade. Essa reforma é parte de um esforço mais amplo para tornar o estado brasileiro mais ágil, menos oneroso e mais próximo da realidade de seus cidadãos, sem descuidar da responsabilidade fiscal e do equilíbrio das contas públicas”, defendeu.
Leia mais
Próximos passos
Uma versão da proposta deve ser apresentada pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), que também conduziu um grupo de trabalho para trabalhar em alternativas da reforma administrativa.
O parlamentar ainda formaliza essa versão final, mas admitiu, durante discurso, que a ideia será revisar gastos a cada ano e uma alternativa contra “penduricalhos”, que são benefícios que podem elevar o salário final de servidores públicos.
Perguntas e Respostas
Qual é a posição do presidente da Câmara sobre a reforma administrativa?
O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, defende a votação da reforma administrativa, afirmando que é um assunto urgente e necessário, mesmo reconhecendo que não haverá unanimidade entre os deputados.
O que Motta disse sobre a importância da reforma?
Motta destacou que a reforma é essencial para a estruturação de um estado que ofereça eficiência e justiça aos cidadãos, enfatizando a necessidade de coragem para enfrentar as mudanças, a fim de evitar que os cidadãos arcam com os custos das falhas do Estado.
Como será o processo de votação da reforma?
A votação da reforma já foi acordada entre líderes partidários e terá prioridade, embora ainda não tenha uma data definida. O objetivo é reduzir gastos públicos e alcançar um equilíbrio fiscal.
Qual é a proposta de Motta para a condução da reforma?
Motta propôs um processo transparente, com ampla participação, que produza resultados concretos para a sociedade. Ele acredita que a reforma deve tornar o estado brasileiro mais ágil e menos oneroso, sem descuidar da responsabilidade fiscal.
Quem está responsável por apresentar uma versão da proposta da reforma?
O deputado Pedro Paulo, do PSD-RJ, está encarregado de apresentar uma versão da proposta da reforma administrativa. Ele também liderou um grupo de trabalho para explorar alternativas para a reforma.
Quais são as principais mudanças que a proposta deve incluir?
A proposta deve incluir a revisão de gastos anuais e a eliminação de “penduricalhos”, que são benefícios que podem aumentar o salário final dos servidores públicos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
