Oposição quer perícia em imagens do Ministério da Justiça entregues à CPMI do 8 de Janeiro
Parlamentares querem saber se houve mudanças ou cortes no material que chegou a pedido dos parlamentares
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília
Parlamentares que compõem a oposição na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro querem realizar uma perícia nas imagens do Palácio da Justiça entregues ao colegiado pela Polícia Federal (PF). O objetivo é verificar se houve algum tipo de mudança ou cortes no material.
O pedido pelo compartilhamento das gravações é de interesse da oposição, que quer saber se houve algum tipo de omissão em impedir as invasões por parte do ministro da Justiça, Flávio Dino, e de sua equipe.
O material foi entregue na quarta-feira (9) após liberação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Anteriormente, Dino informou à comissão que seria "impossível" compartilhar as imagens feitas por câmeras de segurança do Palácio da Justiça sem permissão do STF.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"Apenas o Supremo poderá decidir [...], tendo em vista a eventual existência de diligências em curso, bem como, a possibilidade de haver outros óbices legais, à luz do Código de Processo Penal", reforçou Dino.
A oposição acredita que pode haver uma tentativa em esconder informações que poderiam comprometer o atual governo e, por isso, querem checar se todas as imagens foram entregues sem edição.
Outro movimento com o mesmo objetivo por parte desse grupo é pela aprovação de um pedido de informação para saber a quantidade exata de câmeras e onde estão posicionadas.