Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

'Ordem foi restabelecida', afirma secretário de Segurança do DF após protestos em Brasília

Delegado Júlio Danilo fez anúncio no fim da noite desta segunda-feira (12), em Brasília, e afirmou que policiais continuam nas ruas

Brasília|Do R7, em Brasília

Flávio Dino, Júlio Danilo e Andrei Rodrigues durante pronunciamento nesta segunda (12)
Flávio Dino, Júlio Danilo e Andrei Rodrigues durante pronunciamento nesta segunda (12)

O secretário de Segurança do Distrito Federal, delegado Júlio Danilo, afirmou no fim da noite desta segunda-feira (12) que "a ordem foi restabelecida e que a polícia continua na rua", em Brasília, após atos de vandalismo registrados na capital federal.

"Todo aquele que cometeu crime, os crimes que foram cometidos serão apurados, e os responsáveis serão responsabilizados. A gente segue com essa tranquilidade de manter o planejamento. Estamos em constante contato com a equipe de transição, com a equipe de segurança", afirmou o secretário.

Confira abaixo imagens dos protestos em Brasília:

" gallery_id="6397c0fe4b4955400b002cf7" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/brasilia/ordem-foi-restabelecida-afirma-secretario-de-seguranca-do-df-apos-protestos-em-brasilia-13122022"]


Por volta de 20h40, manifestantes tentaram invadir a sede da Polícia Federal na Asa Norte, bairro da região central de Brasília, na noite desta segunda, e atearam fogo aos carros estacionados no Setor Hoteleiro Norte.

O ato foi organizado em protesto à prisão do cacique Tserere, um líder indígena que questiona o resultado das eleições deste ano. Os protestos foram registrados em outros locais da capital, como a Torre de TV e o shopping Conjunto Nacional.


O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), afirmou que a segurança do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não foi comprometida. Ao R7, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que mandou reforçar a segurança na região. Policiais foram acionados para intensificar o policiamento no hotel onde Lula está hospedado.

Ministro da Justiça

Mais cedo, o ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou que a situação dos protestos em Brasília está se "normalizando". Em postagem nas redes sociais às 23h08 desta segunda-feira (12), Torres disse que, desde o início das manifestações, a pasta manteve contato com a Secretária de Segurança do DF.


"Tudo será apurado e esclarecido", escreveu. "Nada justifica as cenas lamentáveis que vimos no centro de Brasília. A capital federal tradicionalmente é palco de manifestações pacíficas e ordeiras. E seguirá sendo!", disse.

Delegacia fechada

A 5ª Delegacia de Polícia, que fica a cerca de 800 metros da sede da Polícia Federal, foi fechada, e o registro de ocorrências foi suspenso. Os agentes acionaram a Divisão de Operações Especiais para proteger a unidade, que só pode ser acessada mediante autorização do delegado.

'Reprimir a violência'

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), considerou "absurdos os atos de vandalismo registrados" em Brasília. Para o senador, as manifestações "só servem para acirrar o cenário de intolerância que impregnou parte da campanha eleitoral que se encerrou".

Para Pacheco, "as forças públicas de segurança devem agir".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.