Pacote de auxílio a empresas por tarifaço dos EUA será detalhado nesta quarta, garante Haddad
Ministro diz que medida contempla demandas do setor produtivo e está pronta para ser oficializada por Lula
Brasília|Lis Cappi e Rute Moraes, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (12) que o pacote do Palácio do Planalto para amenizar os impactos do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos está pronto e vai ser oficializado pelo presidente Lula nesta quarta-feira (13).
“O texto está 100% definido”, afirmou Haddad a jornalistas, após participar de audiência do Senado.
Leia mais
Segundo o titular da Fazenda, o texto construído pela equipe econômica contempla demandas do setor produtivo, que se tornou alvo das ações iniciadas pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump.
“É um projeto que contempla as várias demandas do setor produtivo. Tivemos reuniões de setores produtivos, e penso que, dentro dos limites estabelecidos, ele contempla particularmente os setores afetados pelo tarifado”, avaliou.
Haddad também revelou que a proposta já estava pronta para ser formalizada, mas houve uma mudança de planos por decisão de Lula. “O presidente disse que iria assinar hoje, mas preferiu assinar amanhã”, disse.
Após o anúncio das medidas, técnicos da Fazenda devem fazer uma apresentação detalhada dos impactos do pacote.
Taxação dos EUA
A proposta do Planalto é voltada a ações de apoio a setores impactados pelas tarifas de Trump. As medidas alcançam produtos como café, cacau e carne.
A previsão é de que seja apresentada uma medida provisória, que tem efeito imediato, mas vale por 120 dias e depende da confirmação do Congresso.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
