Padaria é flagrada furtando energia equivalente ao consumo mensal de 1.500 residências
Estabelecimento na Asa Sul é investigado por desviar 283.066 kWh de eletricidade; medidor de energia do local estava adulterado
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Mais um estabelecimento comercial é investigado por furto de energia elétrica no Distrito Federal. Em nova fase da Operação Massa Fresca, a Neoenergia informou que uma padaria na Asa Sul desviou 283.066 kWh de eletricidade. O furto equivale ao consumo de 1.500 residências ao longo de um mês.
A fraude foi verificada por análises do centro de inteligência da empresa, que utiliza softwares associados a sensores para medir o fluxo de energia na rede de distribuição. Depois disso, técnicos foram ao estabelecimento e verificaram que o medidor de energia da padaria estava adulterado.
Leia também: Energia furtada em sete meses abasteceria todo o DF por oito dias
Em laboratório, o equipamento foi substituído. Os resultados das análises foram encaminhados à Polícia Civil, que apura a prática do crime. De acordo com a Neoenergia, quanto aos prejuízos, "toda energia não medida e consumida é cobrada por meio de processo administrativo".
As operações contra os chamados "gatos de energia" começaram em julho. Desde então, irregularidades foram identificadas no comércio do DF, em clubes, bares, restaurantes e pizzarias, por exemplo, e somaram prejuízos de cerca de 4,9 milhões de kWh.
Os furtos de energia comprometem a rede elétrica e podem causar a interrupção do abastecimento. Denúncias de casos do tipo podem ser registradas pelo telefone 116.
* Colaborou Pedro Canguçu, da Record TV