‘Parceria entre Índia e Brasil é pilar de estabilidade e equilíbrio’, diz premiê indiano
Primeiro-ministro indiano e Lula firmaram compromissos em defesa, energia limpa, comércio e inovação tecnológica
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira (8), no Palácio da Alvorada, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para uma visita oficial de Estado. Modi também recebeu a Ordem Nacional do Mérito (leia mais abaixo).
O encontro ocorre logo após o encerramento da cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro no último fim de semana.
leia mais
Durante a reunião, os dois líderes assinaram acordos que passam a guiar a cooperação bilateral pelos próximos dez anos.
Os compromissos abrangem áreas como defesa e segurança, segurança alimentar e nutricional, transição energética, transformação digital e parcerias industriais em setores estratégicos, como os de petróleo, gás, farmacêutico e minerais críticos.
Homenagem e aproximação
Modi agradeceu a Lula pela entrega da mais alta condecoração do país.
“Hoje, o presidente Lula me honra com o prêmio nacional mais alto do Brasil. Isso é um momento muito orgulhoso e muito emocional para mim, e não só para mim, mas para 1,4 bilhão de cidadãos indianos”, afirmou.
O líder indiano também exaltou o papel de Lula na aproximação entre os dois países.
“Meu amigo presidente Lula é o arquiteto-chefe da parceria Brasil–Índia. Cada reunião com ele me encheu de energia para trabalhar em prol da prosperidade e bem-estar dos povos de ambas as nações”, declarou.
Modi afirmou que a meta é ampliar o comércio bilateral para U$S 20 bilhões. Ele também defendeu a ampliação dos laços nas áreas de meio ambiente, saúde, agricultura, tecnologia e defesa.
“Vamos continuar o esforço para aumentar a cooperação em defesa, inteligência artificial e computadores. Isso mostra que nossas visões estão aliadas”, acrescentou.
Impacto global
Para o premiê, a aliança entre os dois países tem impacto global.
“Nossa cooperação é relevante não só para o Sul Global, mas para toda a humanidade. Quando o mundo passa por fase de conflitos e incertezas, essa parceria entre Índia e Brasil é um pilar importante de estabilidade e de equilíbrio”, destacou.
Modi, por fim, defendeu o diálogo e a diplomacia como resposta às crises internacionais.
“Acreditamos firmemente que não existe espaço para dois pesos e duas medidas no terrorismo. Somos contra o terrorismo e contra quem apoia o terrorismo”, concluiu.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
