Parlamentares da direita agendam manifestação para este 7 de Setembro
Governo também chama população para participar da programação da Independência
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Diversos parlamentares da direita começaram a convocar a população para manifestações na Avenida Paulista e em outros pontos do país neste 7 de Setembro. Na outra ponta, o governo Lula chama a população a participar do evento para comemorar a Independência do Brasil.
Enquanto o presidente da República tenta desassociar a camisa verde e amarela da direita, opositores articulam apoio popular em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Leia mais
Em Brasília, por exemplo, ocorre o desfile cívico-militar no domingo (7), a partir das 9h, com o tema da soberania nacional, com a presença do presidente Lula e ministros do governo.
No mesmo dia, no entanto, apoiadores do ex-presidente estarão no estacionamento Ibero-Americano, em frente à Torre de TV. A Secretaria de Segurança Pública do DF montou um esquema para que os dois grupos não se encontrem nas manifestações.
Oposição
Na avenida Paulista, em São Paulo, a manifestação deve ocorrer a partir das 15h, pautada pelos temas da anistia, justiça e liberdade de expressão. O local já foi palco de outras manifestações a favor de Bolsonaro. A última, em 3 de agosto, ocorreu sem a presença do ex-presidente que já cumpria medidas cautelares em casa, incluindo recolhimento domiciliar noturno.
Na ocasião, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) realizou uma chamada com o pai e o colocou no viva-voz durante o ato. A participação indireta de Bolsonaro resultou na sua prisão domiciliar por determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes no dia seguinte.
Em Recife (PE), também são esperadas manifestações na Avenida Boa Viagem, a partir das 14h. Em Teresina (PI), a manifestação deve ocorrer às 16h, na Ponte Estaiada.
Perguntas e Respostas
Quais são as manifestações agendadas para o 7 de Setembro?
Diversos parlamentares da direita convocaram a população para manifestações na Avenida Paulista e em outros pontos do Brasil neste 7 de Setembro, dia da Independência do país. As manifestações devem ocorrer paralelamente aos eventos oficiais para comemorar a data e que contarão com a presença de Lula.
Qual é o contexto das manifestações?
O presidente Lula tenta desassociar a camisa verde e amarela da direita, enquanto opositores buscam apoio popular em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em Brasília, haverá um desfile cívico-militar com a presença do presidente e ministros do governo.
Onde ocorrerão as manifestações da direita em Brasília?
Em Brasília, apoiadores de Jair Bolsonaro se reunirão no estacionamento Ibero-Americano, em frente à Torre de TV, enquanto o desfile cívico-militar acontece. A Secretaria de Segurança Pública do DF preparou um esquema para evitar que os dois grupos se encontrem.
Quais são os temas das manifestações na Avenida Paulista?
A manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, está marcada para as 15h e abordará temas como anistia, justiça e liberdade de expressão. Este local já foi palco de outras manifestações a favor de Bolsonaro.
O que aconteceu na última manifestação em que Bolsonaro participou indiretamente?
Na última manifestação, em 3 de agosto, o senador Flávio Bolsonaro fez uma chamada com o pai, colocando-o no viva-voz durante o ato. Essa participação indireta resultou na prisão domiciliar de Bolsonaro, determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, no dia seguinte.
Quais outras cidades terão manifestações de direita no 7 de Setembro?
Além de São Paulo e Brasília, também estão previstas manifestações em Recife, na Avenida Boa Viagem, a partir das 14h, e em Teresina, na Ponte Estaiada, às 16h.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
