PGR sugere ao STF reforçar segurança na casa de Bolsonaro durante prisão domiciliar
Órgão sugere equipes da Polícia Federal de prontidão em tempo integral nas proximidades da casa do ex-presidente
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A PGR (Procuradoria-Geral da República) enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma recomendação para reforçar o monitoramento na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar.
A manifestação da PGR foi enviada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao ministro Alexandre de Moraes. O órgão pede que equipes da Polícia Federal fiquem de prontidão em tempo integral, acompanhando em tempo real as medidas cautelares já existentes contra Bolsonaro.
leia mais
A PGR enfatiza, no entanto, que a atuação da PF não deve invadir a casa de Bolsonaro nem atrapalhar a convivência com os vizinhos.
“Tendo em vista o encaminhamento pela própria Polícia Federal da solicitação que recebeu do ilustre Deputado Federal, parece ao Ministério Público Federal de bom alvitre que se recomende formalmente à Polícia que destaque equipes de prontidão em tempo integral para que se efetue o monitoramento em tempo real das medidas de cautela adotadas, adotando-se o cuidado de que não sejam intrusivas da esfera domiciliar do réu, nem que sejam perturbadores das suas relações de vizinhança”, escreveu a PGR.
A sugestão foi feita após pedido do líder do PT (Partido dos Trabalhadores) na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), enviado ao STF e à Polícia Federal.
Lindbergh argumentou que há “risco concreto de fuga” de Bolsonaro, citando a proximidade da residência do ex-presidente à Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de dez minutos do local.
No documento, o parlamentar solicitou o “reforço urgente e imediato do policiamento ostensivo e discreto nas imediações do endereço residencial de Jair Messias Bolsonaro, bem como a manutenção e constante checagem do sistema de monitoramento eletrônico, de forma a assegurar a eficácia da medida cautelar”.
Perguntas e Respostas
Qual foi a recomendação da PGR ao STF sobre Jair Bolsonaro?
A PGR (Procuradoria-Geral da República) recomendou ao STF (Supremo Tribunal Federal) o reforço do monitoramento na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está cumprindo prisão domiciliar.
Quem enviou a recomendação e a quem foi direcionada?
A recomendação foi enviada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao ministro Alexandre de Moraes.
O que a PGR solicitou em relação à Polícia Federal?
A PGR solicitou que equipes da Polícia Federal fiquem de prontidão em tempo integral para acompanhar em tempo real as medidas cautelares já existentes contra Bolsonaro.
Quais cuidados a PGR destacou em sua manifestação?
A PGR enfatizou que a atuação da Polícia Federal não deve ser intrusiva na esfera domiciliar do réu, nem perturbar suas relações de vizinhança.
Por que a sugestão da PGR foi feita?
A sugestão foi feita após um pedido do líder do PT (Partido dos Trabalhadores) na Câmara, deputado Lindbergh Farias, ao STF e à Polícia Federal, que argumentou haver "risco concreto de fuga" de Bolsonaro.
Qual foi a preocupação do deputado Lindbergh Farias?
O deputado Lindbergh Farias expressou preocupação com a proximidade da residência de Bolsonaro à Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de dez minutos do local.
O que o parlamentar solicitou no documento enviado?
No documento, Lindbergh solicitou o "reforço urgente e imediato do policiamento ostensivo e discreto" nas imediações da residência de Jair Messias Bolsonaro, além da manutenção e checagem constante do sistema de monitoramento eletrônico para assegurar a eficácia da medida cautelar.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
