Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

PGR vai contra pedido de prisão de coronel do 8/1 acusado de usar mulher para driblar Moraes

A Fenepe acusou Jorge Naime de usar a mulher para se manter ativo nas redes sociais

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Procurador-geral Paulo Gonet se opõe à prisão do coronel Jorge Naime, da PMDF.
  • Naime é acusado de descumprir ordens do ministro Alexandre de Moraes e aguarda julgamento por eventos de 8 de janeiro.
  • A Fenepe denunciou que ele usou sua mulher, Mariana Naime, para contornar restrições de uso das redes sociais.
  • Mariana defende que suas falas não podem ser atribuídas ao coronel, citando violação do princípio da intranscendência da pena.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Coronel responde por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e violação de deveres Roque de Sá/Agência Senado - 26/06/2023

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou contra o pedido de prisão do coronel da reserva Jorge Naime, da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal), por suposto descumprimento de ordem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

O parecer é de sexta-feira (29). Naime é um dos ex-integrantes da cúpula da PMDF que são réus pelo 8 de Janeiro e aguardam julgamento. Ele é monitorado por tornozeleira eletrônica e está proibido de usar as redes sociais, entre outras medidas.


LEIA MAIS

A Fenepe (Federação Nacional de Entidades de Praças Militares Estaduais) pediu a prisão de Jorge Naime após afirmar que o coronel usava a mulher, Mariana Naime, para se manter ativo nas redes sociais.

Em duas entrevistas a canais do YouTube que são porta-vozes da direita, Mariana recorreu a um “assessor” que estava fora do enquadramento da câmera para lembrar os ocorridos no campo de batalha da Praça dos Três Poderes.


Ela fez as participações de casa, por videoconferência. Para Gonet, não foi possível constatar, “com grau suficiente de certeza”, a identidade da pessoa a qual a mulher do coronel recorreu.

Procurada pela reportagem para informar o nome e as funções do assessor, Mariana Naime não respondeu. Em nota, ela declarou que há uma tentativa de “calar uma voz feminina que ousou expor fatos incômodos”.


Também disse que tentam “imputar ao coronel Naime responsabilidades por falas dela”, o que significa “uma afronta ao princípio constitucional da intranscendência da pena — ninguém pode ser punido por atos de terceiros”.

O coronel da reserva Jorge Naime responde por crimes como abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e violação de deveres.


A denúncia da PGR diz que ele usou uma “estratégia deliberada de afastamento” da crise, o que reforça a “conivência implícita com as ações violentas que se aproximavam”.

Perguntas e Respostas

 

Qual foi a manifestação do procurador-geral da República sobre o coronel Jorge Naime?

 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou contra o pedido de prisão do coronel da reserva Jorge Naime, da PMDF, por suposto descumprimento de ordem do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

 

Quem é Jorge Naime e qual a sua situação atual?

 

Jorge Naime é um dos ex-integrantes da cúpula da PMDF que são réus pelo evento de 8 de Janeiro e aguarda julgamento. Ele está monitorado por tornozeleira eletrônica e proibido de usar redes sociais, entre outras medidas.

 

O que motivou o pedido de prisão de Jorge Naime pela Fenepe?

 

A Fenepe acusou Jorge Naime de usar sua mulher, Mariana Naime, para se manter ativo nas redes sociais, o que levou à solicitação de sua prisão.

 

O que Mariana Naime fez em suas entrevistas e qual foi a reação do procurador?

 

Mariana Naime participou de entrevistas a canais do YouTube, onde recorreu a um "assessor" fora do enquadramento da câmera para lembrar eventos ocorridos na Praça dos Três Poderes. O procurador Gonet afirmou que não foi possível identificar, "com grau suficiente de certeza", a identidade da pessoa mencionada por Mariana.

 

Como Mariana Naime se posicionou sobre as acusações?

 

Mariana Naime não respondeu à reportagem sobre o nome e as funções do assessor mencionado. Em nota, ela declarou que há uma tentativa de "calar uma voz feminina que ousou expor fatos incômodos" e que tentam imputar ao coronel Naime responsabilidades por suas falas, o que ela considera uma afronta ao princípio da intranscendência da pena.

 

Quais são os crimes pelos quais Jorge Naime responde?

 

Jorge Naime responde por crimes como abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e violação de deveres.

 

O que diz a denúncia da PGR sobre a conduta de Jorge Naime?

 

A denúncia da PGR afirma que Jorge Naime utilizou uma "estratégia deliberada de afastamento" da crise, o que reforça a "conivência implícita com as ações violentas que se aproximavam".

 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.