Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

PM usa algema e spray de pimenta para separar briga em escola no DF

Caso aconteceu no CED 01 da Estrutural, mesma unidade em que um policial militar foi filmado tentando intimidar um estudante

Brasília|Do R7, em Brasília

Policiais militares do Distrito Federal usaram spray de pimenta e algemaram um adolescente para apartar uma briga no Centro Educacional 01 da Estrutural. O confronto entre os estudantes e a atuação da PM foi filmada por alunos. O caso aconteceu nesta segunda-feira (30), por volta de 18h. A abordagem aconteceu na mesma unidade de ensino onde um militar ameaçou agredir um estudante.

PM algema adolescente em escola na Estrutural (DF)
PM algema adolescente em escola na Estrutural (DF)

A escola tem gestão compartilhada entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação e também foi palco de disputa entre professores e militares – uma diretora acabou afastada depois de criticar a ação dos PMs. No caso desta segunda, as imagens divulgadas em redes sociais mostram dois adolescentes trocando socos e chutes em meio a muita gritaria.

Um policial tenta intervir, mas os jovens o ignoram e continuam brigando. Em seguida, outro PM chega e adolescentes que acompanhavam a confusão começam a dispersar, com a mão no rosto. No vídeo seguinte, o policial aparece ajoelhado algemando um dos adolescentes enquanto outros jovens saem tossindo.

Leia também

Briga generalizada

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que não apenas alunos, mas diversas pessoas estranhas estaavam no local, e que houve mais de um confronto no local. Um dos policiais teria sido informado sobre pessoas portando facas no local. “Foi dada ordem verbal para cessarem a briga, porém sem sucesso”, diz a corporação.


“Para a situação não evoluir para algo pior, foi utilizado o spray de pimenta como medida proporcional, moderada e seletiva a fim de cessar as recíprocas agressões. Portanto, graças à atuação do policial, algo pior não aconteceu. Após a chegada dos responsáveis pelos alunos envolvidos, todos foram conduzidos à DCA [Delegacia da Criança e do Adolescente]”, diz o texto.

A PM informou que policiais localizaram pelo menos oito facas na unidade apenas neste ano. A Secretaria de Educação se posicionou de forma favorável à abordagem policial. Também por meio de nota, a pasta disse que a intervenção foi necessária e que “a equipe gestora entrou em contato com os responsáveis pelos estudantes envolvidos”.

A secretaria repetiu as informações repassadas pela PM. Questionados sobre o projeto do governo para minimizar os casos de violência nas escolas, a pasta informou apenas que “em relação ao Plano de Urgência pela Paz nas Escolas ainda está em implementação e em vigor nas 126 instituições que foram mapeadas e identificadas com o maior registro de violência”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.