Policiais militares do Distrito Federal usaram spray de pimenta e algemaram um adolescente para apartar uma briga no Centro Educacional 01 da Estrutural. O confronto entre os estudantes e a atuação da PM foi filmada por alunos. O caso aconteceu nesta segunda-feira (30), por volta de 18h. A abordagem aconteceu na mesma unidade de ensino onde um militar ameaçou agredir um estudante.
PM algema adolescente em escola na Estrutural (DF)
Reprodução/R7 - 31/05/2022A escola tem gestão compartilhada entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação e também foi palco de disputa entre professores e militares – uma diretora acabou afastada depois de criticar a ação dos PMs. No caso desta segunda, as imagens divulgadas em redes sociais mostram dois adolescentes trocando socos e chutes em meio a muita gritaria.
Um policial tenta intervir, mas os jovens o ignoram e continuam brigando. Em seguida, outro PM chega e adolescentes que acompanhavam a confusão começam a dispersar, com a mão no rosto. No vídeo seguinte, o policial aparece ajoelhado algemando um dos adolescentes enquanto outros jovens saem tossindo.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que não apenas alunos, mas diversas pessoas estranhas estaavam no local, e que houve mais de um confronto no local. Um dos policiais teria sido informado sobre pessoas portando facas no local. “Foi dada ordem verbal para cessarem a briga, porém sem sucesso”, diz a corporação.
“Para a situação não evoluir para algo pior, foi utilizado o spray de pimenta como medida proporcional, moderada e seletiva a fim de cessar as recíprocas agressões. Portanto, graças à atuação do policial, algo pior não aconteceu. Após a chegada dos responsáveis pelos alunos envolvidos, todos foram conduzidos à DCA [Delegacia da Criança e do Adolescente]”, diz o texto.
A PM informou que policiais localizaram pelo menos oito facas na unidade apenas neste ano. A Secretaria de Educação se posicionou de forma favorável à abordagem policial. Também por meio de nota, a pasta disse que a intervenção foi necessária e que “a equipe gestora entrou em contato com os responsáveis pelos estudantes envolvidos”.
A secretaria repetiu as informações repassadas pela PM. Questionados sobre o projeto do governo para minimizar os casos de violência nas escolas, a pasta informou apenas que “em relação ao Plano de Urgência pela Paz nas Escolas ainda está em implementação e em vigor nas 126 instituições que foram mapeadas e identificadas com o maior registro de violência”.