Posse de Trump deve reunir ao menos 35 deputados de oposição ao governo Lula
Nomes vão desde parlamentares do PL ao União Brasil; posse ocorre em 20 de janeiro
Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília
A posse do presidente eleito dos EUA Donald Trump (Republicanos), que vai ocorrer em 20 de janeiro, contará com a presença de, ao menos, 35 deputados de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma lista com o nome dos parlamentares foi divulgada pela equipe da líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PL-DF).
Maior partido de oposição, o PL deve contar com 26 deputados na cerimônia. A lista também conta com sete nomes de parlamentares de partidos da base do governo. União (4), Progressistas (2) e Republicanos (1) têm ministros na Esplanada dos Ministérios. Completam a lista dois deputados do Podemos. Confira a baixo a lista de parlamentares:
LEIA MAIS
- Bia Kicis (PL-DF);
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
- Capitão Alberto Neto (PL-AM)
- Capitão Alden (PL-BA)
- Carla Zambelli (PL-SP)
- Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
- Coronel Fernanda (PL-MT)
- Coronel Meira (PL-PE)
- Coronel Ulysses (União-AC)
- Cristiane Lopes (União-RO)
- Daniel José (Podemos-SP)
- Daniela Reinehr (PL-SC)
- Dayany Bittencourt (União-CE)
- Delegado Caveira (PL-PA)
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
- Evair de Melo (PP-ES)
- Fernando Máximo (União-RO)
- Fernando Rodolfo (PL-PE)
- Gilvan da Federal (PL-ES)
- Giovani Cherini (PL-RS)
- Gustavo Gayer (PL-GO)
- José Medeiros (PL-MT)
- Marcelo Moraes (PL-RS)
- Maurício Marcon (Podemos-RS)
- Mayra Pinheiro (PL-CE)
- Messias Donato (Republicanos-ES)
- Pastor Marco Feliciano (PL-SP)
- Paulo Bilynskyj (PL-SP)
- Pedro Lupion (PP-PR)
- Rodolfo Nogueira (PL-MS)
- Sargento Gonçalves (PL-RN)
- Silvia Waiãpi (PL-AP)
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
- Vermelho Maria (PL-PR)
- Zé Trovão (PL-SC)
Há expectativa ainda de o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro ir à posse de Trump. No entanto, o ex-chefe do Executivo está com o passaporte apreendido pela PF (Polícia Federal), por ser investigado em um suposto envolvimento em uma trama golpista após as eleições de 2022.
Na quarta-feira (6), o republicano foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos. Ele conquistou pouco mais dos 290 delegados, 30 a mais do que precisava. O ex-presidente venceu em estados considerados decisivos, como a Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte. Ele derrotou a democrata Kamala Harris.
Trump retorna à Casa Branca oito anos após a primeira eleição e será o segundo presidente na história do país a governar por dois mandatos não consecutivos.
Nas eleições de 2020, o republicano perdeu para Joe Biden e, na ocasião, muitos acreditavam que a carreira política de Trump tinha chegado ao fim.
Além disso, esta é a primeira vez na história dos Estados Unidos que um presidente eleito é réu em diversos processos criminais — o que inclui conspiração contra o Estado pelo incentivo ao ataque ao Capitólio.