Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Preso pela PF, prefeito de Rio Largo (AL) é transferido para presídio 

Gestor é acusado de se envolver em esquema de desvios de verbas federais e tentar atrapalhar as investigações da polícia 

Brasília|Renato Souza , do R7, em Brasília

Prefeito de Rio Lago, Gilberto Gonçalves, que foi transferido para o Complexo Penitenciário de Maceió
Prefeito de Rio Lago, Gilberto Gonçalves, que foi transferido para o Complexo Penitenciário de Maceió Prefeito de Rio Lago, Gilberto Gonçalves, que foi transferido para o Complexo Penitenciário de Maceió

O prefeito de Rio Largo (AL), Gilberto Gonçalves (PP), foi transferido no começo da tarde desta segunda-feira (22) ao Complexo Penitenciário de Maceió. Ele foi detido durante a Operação Beco de Pecúnia, deflagrada pela Polícia Federal.

Gilberto foi alvo de um mandado de prisão preventiva, pois supostamente estaria atuando para interferir nas investigações sobre um esquema de corrupção envolvendo verbas do governo federal.

De acordo com a PF, o esquema consistia em desvio de recursos destinados ao Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) e ao Sistema Único de Saúde (SUS). O gestor municipal chegou a ser levado para a superintendência regional da corporação e posteriormente ao presídio.

As investigações apontam que os desvios teriam ocorrido entre os anos de 2019 e 2022. No período, foram realizados 245 saques na boca do caixa por parte de pessoas ligadas às empresas contratadas pela prefeitura. Os valores teriam sido repassados para os agentes públicos.

Publicidade

Leia mais: Coração de dom Pedro 1º chega ao país; veja imagens

"O nome da Operação (Beco da Pecúnia) é uma referência ao local onde a Polícia Federal flagrou quatro entregas de valores a pessoas vinculadas ao município de Rio Largo/AL, logo após terem sido sacados por duas pessoas ligadas às empresas contratadas pelo município", informou a PF, em nota.

Gilberto está afastado do cargo desde o começo do mês. A esposa dele, Cristina Gonçalves, vice-prefeita, está a frente do cargo. O R7 tenta contato com a defesa do prefeito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.