‘Se a gente não trabalhar juntos, a gente não consegue vencer’, diz Lula sobre o crime organizado
Governo federal lançou nesta terça (12) programa voltado ao enfrentamento de facções criminosas, tráfico de armas e drogas
Brasília|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Durante o lançamento do programa Brasil Contra o Crime Organizado nesta terça-feira (12), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, após encontro com Donald Trump na última quinta-feira (7), enviou um documento por escrito ao presidente dos Estados Unidos sobre combate ao crime organizado.
“Eu disse ao presidente Trump que, ‘se você quiser colaborar, tem espaço para vocês participarem conosco no combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro e contrabando de armas nas fronteiras’. Agora, vai trabalhar em consonância com a decisão do governo e da polícia brasileira”, disse Lula.

O programa Brasil Contra o Crime Organizado é uma iniciativa do governo federal voltada ao enfrentamento de facções criminosas, milícias e tráfico de armas e drogas. A iniciativa será estruturada em quatro eixos estratégicos: asfixia financeira das organizações criminosas; fortalecimento da segurança no sistema prisional; qualificação da investigação e esclarecimento de homicídios; e combate ao tráfico de armas.
Segundo o chefe de Estado, o crime organizado não se restringe às favelas e está também nas empresas, no Poder Judiciário, no Congresso Nacional e até no futebol. “Ainda falta muita coisa para a gente chegar ao ponto que nós precisamos chegar, para que as pessoas de bem nesse país vençam as pessoas do mal”, afirmou.
Para Lula, é necessário unir esforços para combater as facções criminosas: “A gente não quer ocupar o espaço dos governadores nem o espaço da polícia estadual. Mas o dado concreto é que, se a gente não trabalhar juntos, a gente não consegue vencer, e o crime organizado se aproveita da nossa divisão.”
Leia Mais
EUA x Brasil
O governo brasileiro tem unido esforços para impedir que os Estados Unidos classifiquem organizações criminosas, como o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho), como grupos terroristas.
Atualmente, ambos os grupos são considerados internacionalmente como organizações criminosas ligadas ao narcotráfico. Caso elas passem a ser classificadas como grupos terroristas pelos EUA, o enquadramento mudaria a forma como o governo americano poderia agir no país, sob alegação de combater esses grupos.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!















