Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senado não priorizou empregos e crescimento, diz Guedes

Segundo ele, Brasil sofre com sistema que promete muitos direitos e gera poucos empregos e Senado estava em ‘outra batalha’

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Ministro da Economia, Paulo Guedes
Ministro da Economia, Paulo Guedes Ministro da Economia, Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou o Senado por não priorizar a geração de empregos e o crescimento em discurso durante conferência do banco BTG. Para ele, o Ministério da Economia tenta driblar o desemprego com diversas ações, mas esbarra em dificuldades no Congresso. O ministro reclamou, por exemplo, da não aprovação do programa que abrange o BIP (Bônus de Inclusão Produtiva) e BIQ (Bônus de Qualificação Profissional).

“Mandamos um programa que podia criar 2 milhões de empregos, com aprovação e o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira, mas ele caiu no Senado, porque o Senado estava envolvido justamente em uma outra batalha, uma agenda que não era de empregos e crescimento”, declarou.

Guedes reclamou também dos encargos trabalhistas do Brasil. “É normalmente o sistema obsoleto trabalhista que o Brasil tem. É um regime que, para criar 40 milhões de empregos, colocou 38 milhões fora do mercado de trabalho. Ou seja, para empregar um brasileiro você joga outro ao mar. Porque o salário é pouco para quem recebe, mas é o dobro para quem paga”, contabilizou.

Guedes também citou que o desemprego no Brasil “era de 11,7% quando a pandemia chegou, foi a 14,5% e já está em 11,6%”. Segundo ele, o país está de volta ao patamar que estava antes da pandemia. Sobre inflação, o ministro se defendeu pontuando que ela é um problema global.

“A inflação na Europa e na Alemanha é a maior dos últimos 40 anos. É um fenômeno global causado por um choque adverso de oferta. 56% da alta são fatores de energia e combustíveis. O primeiro passo do presidente [para controlar a inflação] foi se comprometer com a independência do Banco Central”, disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.