Senadores cobram explicações por asilo diplomático concedido à ex-primeira-dama do Peru
Pedido de explicações a Lewandowski e convite a Mauro Vieira foram aprovados; oposição questiona situação de Nadine Heredia
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

Senadores da oposição cobram explicações do governo brasileiro pelo asilo diplomático concedido à ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia. Dois pedidos que questionam as decisões de ministros foram aprovados em comissões do Senado nesta terça-feira (22).
O caso está relacionado à autorização de asilo diplomático concedida a Nadine Heredia, casada com Ollanta Humala, que governou o Peru entre 2011 e 2016. Ela foi condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Um dos casos envolve a construtora brasileira Odebrecht — agora chamada de Novonor.
O ex-presidente foi preso após condenação, mas Nadine não chegou a ser detida por ter buscado apoio na embaixada brasileira em Lima. Após o asilo concedido, ela e o filho, menor de idade, foram transferidos para Brasília. A decisão tem sido questionada por oposicionistas.
LEIA TAMBÉM
Uma das solicitações aprovadas é para que o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, apresente esclarecimentos sobre a decisão. O pedido foi aprovado na Comissão de Segurança Pública.
Entre os pontos, a proposta define apresentação do pedido de asilo político solicitado por Nadine, detalhes sobre a concessão do benefício e informações de todo o procedimento adotado — inclusive o transporte feito com aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira). Outro pedido também pede uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) à decisão.
Também foi aprovado um convite do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, à Comissão de Relações Exteriores. Com data que ainda será definida, a intenção é questionar o chanceler a respeito da decisão do governo em aceitar o pedido apresentado por Nadine.
Segundo o Itamaraty, o asilo político foi concedido a Nadine seguindo a Convenção de Asilo Diplomático, assinada em Caracas, em 28 de março de 1954, da qual ambos os países são parte.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














