Setor de transporte homenageia ministro Renan Filho com medalha JK
Medalha é entregue a pessoas que se destacam na prestação de serviços ao setor de transporte e logística
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

O ministro Renan Filho recebeu, nesta quarta-feira (12), a medalha JK — Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro. A homenagem, conferida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), é entregue a pessoas que se destacam na prestação de serviços ao setor de transporte e logística em qualquer modalidade.
“O Brasil é um país de transformação, que precisa do trabalho coletivo de todos”, afirmou o ministro dos Transportes ao receber a homenagem.
Vander Costa, presidente da CNT, disse que a gestão de Renan priorizou investimentos, modernizou o setor com tecnologia e inovação e impulsionou parcerias público-privadas, acelerando obras essenciais.
“A CNT reconhece e valoriza a gestão comprometida e eficiente, que mantém um diálogo aberto com o setor, fortalece o transporte e gera benefícios para toda a economia brasileira”, pontuou Costa.
Além de Renan Filho, 12 autoridades receberam a honraria, como o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Douglas Rodrigues; a secretária do meio ambiente, infraestrutura e logística do governo de São Paulo, Natália Resende; e o presidente do Conselho da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), Sérgio Leite. O ministro Renan foi homenageado na categoria grã-cruz, a ordem mais elevada.
Acordo de cooperação
No mesmo evento, o ministro de Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, assinaram um ACT (Acordo de Cooperação Técnica). O objetivo do acordo é fortalecer a geração de renda e de emprego, especialmente no setor de transportes.
“O ACT prevê mais edições da Feira da Empregabilidade, o compartilhamento de dados para monitoramento da formalização de empregos e a ampliação do acesso a cursos e programas de qualificação, incluindo ações voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirma a CNT.
O presidente da CNT, Vander Costa, destacou que o setor de transporte “é um dos motores da economia nacional”.
“O setor de transporte é um dos motores da economia nacional. Para que continue crescendo de forma sustentável, é fundamental investir na capacitação dos trabalhadores e na criação de um mercado de trabalho mais dinâmico e acessível”, completa.