Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

STF forma maioria para condenar ex-cúpula da PMDF por omissão no 8 de Janeiro

Primeira Turma encaminha condenação de cinco oficiais por falhas consideradas decisivas no ataque; Cármen Lúcia ainda precisa votar

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cinco ex-integrantes da alta cúpula da PM-DF.
  • Os oficiais são acusados de não atuarem para impedir os ataques de 8 de janeiro de 2023.
  • O relator Alexandre de Moraes afirma que eles tinham o dever de manter a ordem pública e sugere penas de até 16 anos.
  • Condenação depende do voto da ministra Cármen Lúcia, que ainda não se manifestou.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Réus defendem que não houve omissão da PM-DF Antonio Augusto/STF - Arquivo

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) alcançou maioria, nesta quinta-feira (4), para condenar cinco ex-integrantes da alta cúpula da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) por não terem atuado para impedir os ataques de 8 de Janeiro de 2023.

O julgamento ocorre no plenário virtual e seguirá aberto até esta sexta-feira (5). Falta apenas o voto da ministra Cármen Lúcia.


Os votos a favor da condenação são do relator, ministro Alexandre de Moraes, e dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin. Os réus contestam as acusações.

Omissão na condução

No voto que abriu o julgamento, Moraes afirmou que a antiga cúpula da PMDF tinha o dever jurídico de agir como “garantidores” da ordem pública e da estabilidade do Estado Democrático de Direito.


Leia mais

O ministro enquadrou os réus nos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de bem tombado. Ele sugeriu penas que somam 16 anos, além da perda dos cargos públicos.

Em seu voto, Zanin afirmou que “acompanha integralmente” Moraes e destacou que as provas apresentadas tornam “inevitável” a condenação de Fábio Augusto Vieira, Klepter Rosa Gonçalves, Jorge Eduardo Naime Barreto, Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra e Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues.


Para o ministro, a responsabilidade deles está suficientemente demonstrada. Assim como Moraes, ele também votou pela absolvição de Flávio Silvestre de Alencar e Rafael Pereira Martins, por falta de elementos que sustentem a condenação.

PGR aponta falha

A PGR (Procuradoria-Geral da República) acredita que a PMDF recebeu informações prévias sobre a mobilização dos grupos golpistas, inclusive a partir de policiais infiltrados nos acampamentos montados em frente ao quartel-general do Exército.


Ainda assim, segundo a denúncia, os comandantes deixaram de agir para conter a movimentação e evitar danos ao patrimônio público.

A votação será concluída após o voto da ministra Cármen Lúcia, que ainda não se manifestou.

Réus

Saiba quem são os réus condenados:

  • Fábio Augusto Vieira (então Comandante-Geral da PMDF)
  • Klépter Rosa Gonçalves (então subcomandante-Geral da PMDF)
  • Jorge Eduardo Naime Barreto (então comandante do Departamento de Operações - DOP).
  • Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra (então subcomandante do DOP, interinamente na chefia).
  • Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues (então comandante do 1º CPR).

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.