Transporte público terá reforço neste fim de semana devido ao aniversário de 64 anos de Brasília
Com show do Alok no sábado, metrô vai funcionar até às 3h da manhã; a partir das 23h embarque será exclusivo na Estação Central
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
O metrô e os ônibus do Distrito Federal vão funcionar com reforços neste fim de semana devido às festividades pelo aniversário de 64 anos de Brasília. A cidade vai receber uma série de atrações, como o show gratuito do DJ Alok na Esplanada dos Ministérios neste sábado (20). A expectativa do governo é receber 500 mil pessoas. Para atender ao público, o metrô terá horário estendido durante a noite.
Veja Mais
Confira:
Sábado (20):
- Das 5h30 às 23h30: todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque; e
- Das 23h30 às 3h: embarque somente na Estação Central e desembarque em todas as estações
Domingo (21):
- Das 9h às 20h30: todas as estações abertas para embarque e desembarque;
- Das 20h30 às 22h30: embarque apenas na Estação Central e desembarque em todas as estações.
As mudanças afetam os ônibus para dar conta de receber as 30 mil pessoas previstas pelo governo por dia de atrações. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, as operadoras de transporte coletivo devem reforças as viagens para a chegada e para a dispersão das pessoas, principalmente a partir das 22h.
No sábado, serão 160 ônibus a mais. O transporte por aplicativo terá duas paradas na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto (Eixo L), uma na alça leste (retorno da S1 para a N1 após a Rodoviária), duas na via S2 (via dos anexos sul) e uma na N2 (via dos anexos norte).
Essas localidades contarão com um cercamento virtual e só serão aceitas chamadas nos aplicativos dos prestadores de serviço que estiverem ligados. De acordo com o secretário da Semob, Zeno Gonçalves, a medida tem como objetivo inibir o transporte irregular de passageiros.
“O passageiro precisa ficar atento e embarcar somente em carros com corridas solicitadas por meio do aplicativo. Esse cuidado evita cobranças de tarifas exorbitantes e também as viagens em veículos irregulares que colocam em risco a segurança do passageiro”, diz o secretário.