Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

TSE abre consulta para criar nova urna eletrônica a partir das eleições de 2028

A iniciativa não surge do zero e dá sequência a um processo iniciado ainda em 2025

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • TSE inicia consulta pública para modernizar urnas eletrônicas visando as eleições de 2028.
  • Empresas e especialistas podem enviar sugestões técnicas para aprimoramento do novo modelo.
  • Processo começou em 2025 e agora avança com dados robustos sobre equipamentos e cronogramas.
  • Contribuições devem ser enviadas por e-mail em até 21 dias, podendo o prazo ser prorrogado.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deu o pontapé inicial para a modernização das urnas aletrônicas José Cruz/Agência Brasil - 27.11.23

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deu o pontapé inicial para a modernização das urnas aletrônicas. Foi aberta uma consulta pública oficial para colher sugestões e especificações técnicas que vão definir o novo modelo, com estreia prevista para as eleições de 2028.

O objetivo do tribunal é abrir as portas para que empresas, fabricantes e especialistas do setor de tecnologia apresentem propostas de aprimoramento do equipamento, tomando como ponto de partida os estudos de segurança e engenharia que a própria Justiça Eleitoral já realizou.


Leia Mais

A iniciativa não surge do zero. Ela dá sequência a um processo iniciado ainda em 2025, quando o TSE promoveu a primeira rodada de diálogos com o mercado tecnológico.

Nesta nova etapa, o tribunal avança um degrau ao apresentar dados mais robustos, que incluem o volume estimado de equipamentos necessários para cobrir o território nacional.


Além disso, os cronogramas detalhados, com prazos de desenvolvimento, testes e entrega e critérios de hardware e software para garantir a acessibilidade e a inviolabilidade do voto.

Como participar e prazos

Os interessados em enviar contribuições,sejam propostas de alteração, inclusão ou substituição dos requisitos atuais, têm o prazo de 21 dias a partir da publicação do edital, período que pode ser prorrogado caso o tribunal julgue necessário.


O envio deve ser feito exclusivamente por meio eletrônico para o e-mail urna2028@tse.jus.br, e toda sugestão precisa, obrigatoriamente, ser acompanhada de fundamentação técnica justificando a melhoria.

Após o encerramento do prazo, a área técnica do TSE vai analisar as ideias. As sugestões que forem acolhidas serão integradas ao projeto e debatidas em audiências públicas futuras, antes que o edital definitivo de contratação seja lançado no mercado.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.