Última parcela do IPTU do Distrito Federal começa a vencer nesta segunda-feira (14)
Governo estima que mais de 956 mil imóveis devem pagar R$ 1,7 bilhão em impostos
Brasília|Do R7, com informações da Agência Brasília
A sexta e última parcela do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) do Distrito Federal começa a vencer nesta segunda-feira (14). O consumidor deve ficar atento ao número final da inscrição do imóvel no CIDF (Cadastro Imobiliário do Distrito Federal). Assim, nesta primeira data, o vencimento é para as inscrições com finais 1 e 2 (confira o calendário completo abaixo).
Veja mais
A Seec-DF (Secretaria de Economia) estima que mais de 956 mil imóveis devem ter o imposto recolhido neste ano, com arrecadação prevista de R$ 1,7 bilhão. Porém, até 158 mil imóveis ainda não efetuaram o pagamento de nenhuma das parcelas.
Datas de vencimento — 6ª parcela do IPTU 2024
- 1 ou 2: 14/10
- 3 ou 4: 15/10
- 5 ou 6: 16/10
- 7 ou 8: 17/10
- 9, 0 e X: 18/10
O subsecretário da Receita da Seec-DF, Anderson Borges Roepke, explica que a arrecadação do tributo subiu 9% em comparação ao ano passado. “O crescimento da cidade é um dos principais motivos para esta variação, com a construção e criação de mais imóveis, e a valorização patrimonial, além da correção na pauta de valores”, esclarece.
ACESSE AQUI O PORTAL DE SERVIÇOS DA RECEITA DO DF
Atraso
Caso o contribuinte atrase o pagamento da parcela, mas o faça dentro do mesmo mês, será cobrada uma multa de 5%. Se for quitada no mês seguinte, dentro de 30 dias do vencimento, incidirá a correção monetária, mais o juro de mora de 1% e multa de 5%. Superados 30 dias de atraso, o consumidor pagará o valor atualizado com a correção monetária, mais juro de mora de 1% e multa de 10%.
“Se o contribuinte não regularizar o pagamento do IPTU neste ano, já em 1º de janeiro de 2025 pode ser incluído em dívida ativa”, alerta a coordenadora de Tributos Diretos da Subsecretaria da Receita da Seec-DF, Lucília Borges.