Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Um terço do Senado toma posse nesta quarta-feira

Do total de 81 senadores, 22 são novos na casa e cinco foram reeleitos; quatro são ministros licenciados do governo federal

Brasília|Do R7, em Brasília

Cúpula do Senado, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília
Cúpula do Senado, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília Cúpula do Senado, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília

Entre os 27 senadores eleitos em 2022, que tomam posse na tarde desta quarta-feira (1°), cinco foram reeleitos e 22 assumem pela primeira vez o cargo. No total, o Senado é composto de 81 membros.

Os senadores reeleitos em outubro são Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT).

Quatro senadores são ministros do governo federal: Camilo Santana (PT-CE), da Educação; Flávio Dino (PSB-MA), da Justiça e Segurança Pública; Renan Filho (MDB-AL), dos Transportes; e Wellington Dias (PT-PI), do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome. Eles se afastaram temporariamente das funções no Executivo para assumir os mandatos no Senado. Após a posse, eles retornam às pastas federais e abrem espaço para os suplentes.

Composição partidária

Cada unidade da Federação tem direito a três representantes no Senado. Entre os 27 empossados nesta quarta (1°), oito são do PL; cinco do União Brasil; quatro do PT; três do Republicanos; três do PP; dois do PSD; um do MDB; e um do PSB. Confira a lista:

Publicidade

Leia também

Região Norte

Alan Rick (União-AC)

Publicidade

Omar Aziz (PSD-AM)

Davi Alcolumbre (União-AP)

Publicidade

Beto Faro (PT-PA)

Jaime Bagattoli (PL-RO)

Doutor Hiran (PP-RR)

Professora Dorinha (União-TO)

Região Nordeste

Renan Filho (MDB-AL)

Otto Alencar (PSD-BA)

Camilo Santana (PT-CE)

Flávio Dino (PSB-MA)

Efraim Filho (União-PB)

Teresa Leitão (PT-PE)

Wellington Dias (PT-PI)

Rogério Marinho (PL-RN)

Laércio (PP-SE)

Região Centro-Oeste

Damares Alves (Republicanos-DF)

Wilder Morais (PL-GO)

Tereza Cristina (PP-MS)

Wellington Fagundes (PL-MT)

Região Sudeste

Magno Malta (PL-ES)

Cleitinho (Republicanos-MG)

Romário (PL-RJ)

Marcos Pontes (PL-SP)

Região Sul

Sérgio Moro (União-PR)

Hamilton Mourão (Republicanos-RS)

Jorge Seif (PL-SC)

Alterações

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, seria a maior legenda da casa nesta nova legislatura. No entanto, às vesperas da eleição para a presidência da Casa, que ocorre também nesta quarta-feira (1°), foi ultrapassado pelo PSD, de Gilberto Kassab.

Rodrigo Pacheco, atual presidente do Senado e forte candidato para ocupar novamente a cadeira, também é do PSD. Com as mudanças, o PSD soma 16 senadores, contra 13 do PL.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.