UnB publica edital de vestibular para 2022: são 2,1 mil vagas
Inscrições vão de 1º a 20 de dezembro. Provas de seleção para turmas do primeiro semestre ocorrem em 5 e 6 de fevereiro
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
As provas do vestibular para ingresso na UnB (Universidade de Brasília) vão ser realizadas nos dias 5 e 6 de fevereiro. É o que prevê o edital do concurso, publicado nesta sexta-feira (26) pela instituição. As inscrições estão abertas entre 1º e 20 de dezembro.
O certame vai selecionar 2.112 estudantes para vagas nos cursos de graduação com início no primeiro semestre de 2022. A seleção terá reserva de vagas para candidatos egressos de escolas públicas e para pretos, pardos e indígenas. Por conta das mudanças e atrasos no calendário acadêmico em consequencia da pandemia de Covid-19, o 1º semestre de 2022 está previsto para começar em junho do ano que vem.
A taxa de inscrição é de R$ 182. Os candidatos podem pedir a isenção do pagamento do boleto em duas situações: se forem participantes de programas sociais via CadÚnico ou se a renda familiar per capita do candidato for de um até um salário mínimo e meio, tendo ele cursado o ensino médio em escolas públicas.
No primeiro dia de avaliação, os participantes farão provas de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), português, literatura, geografia, história, artes, filosofia e sociologia. Também será o dia da redação. No segundo dia, as questões serão sobre matemática, física, química e biologia. Em cada data, os candidatos terão cinco horas para entregar a prova, que começa às 13h, pelo horário de Brasília.
Leia também
O edital de seleção dos calouros que pretendem ingressar na universidade pela nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ainda não foi publicado. As vagas desse certame são destinadas ao ingresso no segundo semestre letivo, previsto para começar em outubro.
Em março deste ano, o vestibular do meio do ano foi cancelado por conta da crise sanitária. Na época, as vagas foram remanejadas para o Acesso Enem UnB. Em novembro, o Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) aprovou a retomada parcial das atividades presenciais na UnB. As aulas foram suspensas em março de 2020 e foram restabelecidas na modalidade à distância em julho do mesmo ano.