Meio Ambiente

Brasília Ursa de espécie ameaçada chega ao Zoológico de Brasília; veja foto

Ursa de espécie ameaçada chega ao Zoológico de Brasília; veja foto

Ursa-de-óculos 'Liz' vai encontrar macho da espécie como parte de programa de preservação. Há apenas 5 mil indivíduos no mundo 

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Liz, ursa-de-óculos que desembarcou no Zoo de Brasília neste domingo

Liz, ursa-de-óculos que desembarcou no Zoo de Brasília neste domingo

Zoológico de Brasília/Marcella Lasneaux

Um tipo raro de urso chegou ao Zoológico em Brasília na noite deste domingo (5). Liz é uma ursa-de-óculos, a única espécie de ursídeo na América do Sul, e chegou à capital para encontrar Ney. O casal faz parte de um programa que visa garantir a manutenção da espécie, que hoje conta com apenas 5 mil indivíduos na natureza.

Mais de mil quilômetros separavam Liz do futuro parceiro, Ney. Ela vivia em Salvador, na Bahia, e chegou à capital federal em um voo gratuito da Latam, que firmou uma parceria com o Zoo. O "match" não foi aleatório: como há uma ampla variabilidade genética entre o futuro casal, o cruzamento entre os dois foi recomendado pelos pesquisadores. Agora, eles devem integrar programas internacionais de conservação da espécie.

A reprodução em cativeiro é a alternativa para a preservação, já que nos últimos anos a espécie sofre com a redução de seu habitat. A expectativa pelo romance é grande, e as chances de sucesso são elevadas. Isso porque o urso-de-óculos se reproduz bem sob cuidados humanos.

Ney e Liz ainda precisarão esperar algum tempo para o primeiro encontro: a fêmea terá de passar por um período de isolamento de 30 dias. Ela vai ser submetida a uma bateria de exames clínicos e comportamentais. Enquanto isso, a equipe técnica vai elaborar estratégias para que o "date" seja um sucesso.

Depois do namoro, Liz poderá gerar até três filhotes de uma vez. A gestação da espécia dura sete meses.

Últimas