Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Veja todos os vídeos da série especial da Record TV sobre feminicídio

Iniciativa visa conscientizar as pessoas sobre urgência de combater esse tipo de crime que, até agosto, fez 26 vítimas no DF

Brasília|Do R7, em Brasília

Campanha feminicídio Record TV Brasília
Campanha feminicídio Record TV Brasília

A Record TV Brasília lançou, no último dia 14, a campanha "Feminicídio. Para toda vida, respeito!", contra o feminicídio e a violência contra a mulher. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a urgência de combater esse tipo de crime, que, neste ano, até agora, fez 26 vítimas no Distrito Federal.

De 2017 a 2022, o Brasil registrou mais de mil casos de feminicídio por ano. Nos últimos seis anos, 7.772 mulheres foram vítimas deste crime em todo o país, segundo dados do Fórum de Segurança Pública. O número vem crescendo desde que a lei foi criada, em março de 2015, e o Distrito Federal já registrou mais ocorrências nos primeiros oito meses de 2023 do que em todo o ano passado.

Veja a matéria completa aqui.

Veja abaixo os vídeos completos da série especial.


A maioria dos feminicídios cometidos na capital do país foi motivada por ciúmes. É o que mostra um estudo feito pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Os dados mostram que, dos 175 crimes desse tipo cometidos de 2015 até agosto de 2023, 63,6% foram causados por ciúmes e/ou posse, e 23,7% pela não aceitação do término do relacionamento.

Veja a matéria completa aqui.


O Distrito Federal registrou mais de mil casos de feminicídio por ano de 2017 a 2022. Cerca de 70% das mulheres mortas por seus companheiros ou ex-companheiros não registraram ocorrência policial, segundo estudo feito pela Secretaria de Segurança Pública do DF em 2019. Reportagem da Record TV mostra como as medidas protetivas garantem uma maior segurança e integridade física das mulheres que estão em situação de vulnerabilidade.

Veja a matéria completa aqui.


Mais de 86 mil mulheres vítimas de violência foram atendidas em menos de um mês no Brasil. Os dados fazem parte da Operação Shamar, que tem como objetivo conscientizar a sociedade e combater a violência contra a mulher. A ação é organizada pelo Ministério da Justiça e envolveu diligências policiais, apuração de denúncias e reforço de acompanhamento de medidas protetivas de urgência.

Veja a matéria completa aqui.

Um programa de atendimento de psicologia e de assistência social tem sido ofertado a vítimas de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional, e seus familiares. O Pró-Vítima foi criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do Distrito Federal, por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav). De janeiro a agosto deste ano, foram 5.515 atendimentos prestados pelo programa.

Veja a matéria completa aqui.

O Distrito Federal registrou 26 casos de feminicídio apenas neste ano. De 2017 a 2022, já foram mais de mil registros desse tipo de crime por ano no país. Após o crime, a perícia atua para conseguir provas. A Record TV ouviu duas peritas criminais para explicar como funciona o trabalho da perícia na solução de casos de feminicídio.

Veja a matéria completa aqui.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.