Voepass tem 48h para responder sobre atendimento às famílias de vítimas do acidente aéreo
Empresa, responsável por aeronave que caiu em Vinhedo, foi notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor
Brasília|Jéssica Gotlib, do R7, em Brasília
A Voepass Linhas Aéreas, responsável pela aeronave que caiu em Vinhedo (SP), tem 48 horas para responder à Senacom (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, sobre o atendimento oferecido aos familiares das 62 vítimas do acidente aéreo que ocorreu na última sexta-feira (9). O órgão publicou, nesta segunda-feira (12), notificação enviada à companhia em que cobra explicações sobre a resposta dada aos consumidores.
Leia mais
Entre outros pedidos, é preciso que a empresa explique quais são os canais de atendimento disponíveis aos familiares e que tipo de assistência é oferecida para eles. Segundo nota da Senacom, a medida foi motivada por relatos “de insuficiência nos meios de comunicação oferecidos”.
A notificação também solicita uma forma de atendimento para o público em geral – que precisa ser avisado sobre procedimentos de cancelamento e reembolso em relação aos voos previstos. Por fim, o órgão pede que a Voepass divulgue os detalhes técnicos das aeronaves em uso nas viagens da companhia, incluindo modelo, ano de fabricação e periodicidade das revisões.
“Independentemente das respostas fornecidas pela Voepass, a Senacon determinou que a empresa amplie os canais de atendimento aos familiares das vítimas, assegurando um serviço humanizado e eficiente”, destaca a nota.
A empresa pode responder por meio físico ou eletrônico, desde que cumpra o prazo determinado. A secretaria reforçou, ainda, que medidas adicionais poderão ser adotadas caso as exigências não sejam cumpridas.
Ao R7, a Voepass afirmou que a prioridade no momento é “assistir, acompanhar e viabilizar apoio estrutural e psicológico às famílias das vítimas”.
A empresa afirma que está realizando esforços logísticos e operacionais para que as famílias tenham apoio efetivo “não só para suas necessidades de transporte, hospedagem, alimentação, mas, principalmente, de consolo e apoio emocional”. A Voepass diz ainda que foi disponibilizado aos familiares, um telefone exclusivo para facilitar o contato e oferecer suporte no que for necessário. “Contudo, esse telefone é restrito aos familiares e não será divulgado”, diz a nota. “Além disso, em respeito ao momento vivido pelos familiares, neste momento de profunda dor e pesar, não será divulgado o local onde eles se encontram”, conclui.