Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zanin pode ficar no STF até 2050; saiba até quando cada ministro estará na Corte

A Constituição Federal permite a ministros atuar no Supremo Tribunal Federal até que completem 75 anos

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Zanin tomou posse no STF nesta quinta-feira
Zanin tomou posse no STF nesta quinta-feira Zanin tomou posse no STF nesta quinta-feira

Cristiano Zanin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que tomou posse nesta quinta-feira (3), aos 47 anos, poderá ficar na Corte até 2050. O mandato dos ministros do STF é vitalício, mas eles são aposentados compulsoriamente, aos 75 anos, como prevê a Constituição. Antes de 2015, a idade era de 70 anos. O Congresso, naquele ano, aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) 88, conhecida como PEC da Bengala, que ampliou a marca para a aposentadoria compulsória em cinco anos.

De acordo com a regra para a aposentadoria dos ministros, a próxima vaga no STF será a de Rosa Weber, que completará 75 anos em outubro deste ano. Ela, que foi indicada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), será substituída pelo ministro Luís Roberto Barroso na presidência da Corte. 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Luiz Fux, também indicado por Dilma, em 2011, é o seguinte a se aposentar, em 2028. Em 2029, é a vez da aposentadoria de Cármen Lúcia, indicada por Lula em 2006. Em 2030, Gilmar Mendes, nomeado por Fernando Henrique Cardoso, em 2002, deixa o Supremo.

Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, ambos indicados por Dilma, podem deixar o STF até 2033. Dias Toffoli, nomeado por Lula em 2009, se aposenta em 2042 e, no ano seguinte, será a vez de Alexandre de Moraes, indicação de Michel Temer, deixar a Corte.

Publicidade

Os dois ministros indicados por Jair Bolsonaro, Kassio Nunes Marques e André Mendonça, têm mandato no STF até 2047. 

Indicações

Veja quem indicou cada um dos outros dez ministros da composição atual do STF:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.