Novo Ford Ka terá sistema que liga para o Samu
Equipamento informa automaticamente a localização do veículo em caso de acidentes
Carros|Luiz Betti, do R7
3º) Ford Ka — 6.611 unidades
3º) Ford Ka — 6.611 unidades

A Ford apresentou na manhã desta sexta-feira (25), em São Paulo, um sistema de emergência inédito que liga para o número 192 do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em caso de acidentes, informado a localização do veículo.
O sistema é ativado na sequência de colisões ou capotamento, após a abertura dos air bags ou corte da bomba de combustível. Para que a ligação automática seja feita, é necessário que um celular esteja emparelhado com o Sync, sistema de conectividade da montadora, via Bluetooth, com sinal de rede disponível para encontrar a localização.
Uma vez acionado, o equipamento disca para os atendentes do Samu, que recebem uma mensagem sobre o acidente e o sinal de localização por satélite.
A tecnologia já está presente em carros da montadora nos EUA e na Europa, e será lançada no Brasil no novo Ka, revelado nesta semana e cujas vendas começam em setembro. O sistema será opcional na versão de entrada SE, anunciada a R$ 35.390, e de série na configuração topo de linha SEL, que custará R$ 39.990.
A cerimônia de apresentação do sistema contou com a presença de executivos da Ford e do ministro da Saúde, Arthur Chioro, que elogiou a iniciativa da montadora de ''ampliar a capacidade da população em usar os serviços integrados de emergência''.
— Acreditamos que essa integração vai salvar vidas. É mais um dispositivo a favor da população. Numa situação de emergência, o sistema poderá fazer a diferença entre a vida e a morte para muitos brasileiros.
Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros